São Paulo – De forma artesanal, peça a peça, com tecidos e aviamentos escolhidos a dedo, a costureira Maria Antonia Scudeler começou a produzir roupas infantis para vender em sua cidade, Cerquilho. Isso foi nos anos 1970. A aceitação foi tão grande que logo suas peças ganharam o mercado da capital e do estado todo. Cinquenta anos depois, a marca Camu Camu é comercializada Brasil afora por meio de sua plataforma de e-commerce. E, neste ano, passou a vender nos Estados Unidos, no Panamá e na República Dominicana.

O crescimento foi natural, fruto de muito investimento em design autoral, branding e, nos últimos anos, na digitalização da marca. Hoje, a produção média é de 10 mil peças por mês, sendo o e-commerce o principal canal de vendas. “Já tivemos loja física própria no passado, mas hoje focamos 100% no digital e no atendimento de lojistas multimarcas”, explica Josiane Scudeler, filha de Maria Antonia e uma das sócias da empresa. “Também participamos de feiras internacionais e eventos voltados ao segmento infantil.”
As peças, vestidos e conjuntos de saia/shorts e blusa, levam estampas que remetem à paisagens ou ícones brasileiros. São roupas originais, coloridas, confortáveis e, nas palavras de Josiane, “verdadeiramente infantis”. No Instagram da marca, existe até um posicionamento de que criança tem que vestir roupa de criança, e não versões em miniatura de modelos adultos. O público é composto por mães que valorizam design autoral, brasilidade, conforto e propósito. “São mulheres que querem vestir os filhos com peças que respeitem a infância, que contem histórias — e não apenas sigam modismos”, explica Josiane.

O reconhecimento também vem do próprio mercado no qual a marca está inserida: o cuidado no fazer e o respeito ao público infantil rendeu prêmios e destaques em feiras de moda, nacionais e internacionais. Foi reconhecida como Melhor Marca Infantil em Las Vegas, Marca Destaque na Colômbia, e eleita pelo WGSN (empresa de tendências em consumo) entre as Top 3 marcas em Nova York, dentre 280. As peças são femininas e oferecidas em três segmentos: bebês, infantil (tamanhos 4 a 12) e juvenil (10 a 18).
A empresa segue no modelo familiar. Hoje, na linha de frente estão Josiane e suas irmãs Regiane e Edineia. As três são sócias e cada uma cuida de uma área: Josiane dirige a área de marketing, comercial e estratégia, Regiane está à frente da criação, estilo e desenvolvimento de produto e Edineia é a responsável pela área financeira. “Acreditamos muito nesse equilíbrio de talentos dentro da própria família, e é isso que nos mantêm firmes, inovadoras e com os pés no chão, mesmo com todos os avanços da marca”, diz Josiane.
Brasil no mundo
Com fábrica própria em Cerquilho, hoje a equipe conta com cerca de 40 colaboradores diretos, além de parceiros e prestadores que integram a cadeia de produção. No novo capítulo da empresa, de exportação, além dos três países onde a Camu Camu já está presente, Josiane conta que as conversas com países da América Latina e da Europa já estão avançadas, em especial com boutiques focadas no estilo da marca, que valorizam a originalidade, a estética brasileira e o conceito slow fashion infantil – peças feitas com produtos de qualidade, para durar e com respeito a quem produz.
Seguir rumo aos países árabes também está no radar das irmãs Scudeler. “Acreditamos que países como os Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait têm um público que valoriza o design diferenciado, o acabamento artesanal e produtos com história. A estética da Camu Camu tem grande potencial nesses mercados, inclusive pela valorização da moda infantil de alta qualidade por lá.”
Para a empresária, levar o Brasil no estilo e nas estampas não é uma estratégia de marketing nem comercial, é identidade. Uma forma de enaltecer o que o Brasil é e o que temos de bonito. “Trazemos as belezas do nosso país — que são muitas — em forma de estampa, cor, tema e narrativa. E acreditamos que o que encanta lá fora não é um ‘selo de brasilidade’, mas sim o conjunto da obra: originalidade, sensibilidade e qualidade real das peças.”
Hoje, a família Scudeler vê com orgulho a marca nascida no interior de São Paulo ganhar o mundo, sem nunca perder a essência: feita no Brasil, com verdade, cor, alma e afeto. “A Camu Camu não é apenas uma marca de roupas infantis. É um projeto de vida que acredita que a infância deve ser preservada, celebrada e respeitada. Cada peça que criamos carrega essa missão — de vestir com poesia, com responsabilidade e beleza.”
Em tempo: camu-camu é uma fruta típica da Amazônia.
Vai lá:
www.camucamu.com.br
www.linkedin.com/company/camucamubrasil
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Reportagem de Débora Rubin, em colaboração com a ANBA


