Débora Rubin
São Paulo – Fernando Sigal e Rony Meisler, dois jovens cariocas que se conhecem desde pequenos, estavam um dia na academia quando repararam que todos os homens vestiam bermudas iguais. Perceberam que havia um nicho de mercado ali e fizeram, meio que de brincadeira, uma bermuda que fosse diferente das demais e que, mais importante, tivesse o espírito de ambos.
A peça, com a frase "Be yourself but not always the same" estampada em uma das pernas, fez sucesso. As 300 bermudas confeccionadas foram vendidas em um mês. "Demos uma de sacoleiro: uma tia comprava umas cinco, um primo vinha e comprava mais algumas. Quando vimos, já tinha acabado", conta Sigal.
A brincadeira virou negócio de gente grande. Com a grana obtida na venda da bermuda, os dois, na época com 23 anos, fizeram uma mini coleção de seis camisetas e duas bermudas. Os amigos, hoje com 25 anos, perceberam que tinham inventado uma marca de roupas. Sigal, formado em engenharia, e Meisler, graduado em marketing, largaram seus respectivos empregos, batizaram a marca de Reserva – nome da praia onde eles gostam de surfar no Rio de Janeiro – e são os dois mais novos nomes do mundo da moda brasileiro.
Em apenas um ano de vida, a marca ganhou espaço e público fiel. A Reserva faz moda masculina jovem de qualidade. É o que Sigal chama de "streetwear sofisticado". É uma roupa voltada para um público entre 18 e 35 anos, de alto poder aquisitivo (uma camiseta custa, em média, R$ 100), que gosta de ser vestir de uma forma despojada mas, ao mesmo tempo, com uma certa elegância. "Na verdade, é mais uma questão de espírito jovem que de idade. Um homem pode ter 50 anos e vestir as nossas roupas" define Sigal.
A grife também já ganhou o mundinho fashion. No último domingo (dia 11), eles participaram do Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do país. O tema da coleção foi "Roqueiros tropicais", uma junção dos temas que permeiam a vida da dupla: rock e praia.
Moda universal
A marca já é vendida em lojas multimarcas do Rio, São Paulo, Brasília, Recife, Aracaju, Curitiba e em lojas do interior de São Paulo. Na capital paulista e na carioca, a Reserva está presente na sofisticada Clube Chocolate, que no final do ano abriu suas portas em Portugal, no Porto.
"É a nossa primeira experiência com exportação. Mas já fomos procurados por gente da Ucrânia e da Argentina. Estamos em fase de negociação. Queremos primeiro ganhar todas as capitais brasileiras e depois partir para as capitais do mundo", diz Sigal. "Nossa moda é universal, pode ser usada no Rio ou em Nova Iorque. Podemos chegar em todos os mercados, inclusive no árabe, o qual temos bastante interesse."
Para reforçar a marca, eles vão a abrir a primeira loja própria em Ipanema, na rua Maria Quitéria, local onde se concentram outras grandes marcas. Diferente de outras grifes, nas quais os estilistas são formados em moda, na Reserva, toda a parte de criação é de responsabilidade dos dois sócios. A confecção é feita por fornecedores. Cabe a eles a criação e a administração da marca. E, o mais curioso, é que eles nunca tinham trabalhado com moda antes. "Mas sempre gostamos de nos vestir bem", ressalta Sigal.
Contatos:
Telefone: + 55 (21) 2255-3279
E-Mail: reserva@reservananet.com.br
Site: www.reservananet.com.br

