São Paulo – O cenário marroquino está na moda das grifes brasileiras. Dessa vez é a campanha de alto verão 2011 da marca Khelf, que traz fotos de modelos vestidos com peças inspiradas nas cores das especiarias, pedras preciosas e no deserto do Marrocos. Essa é a primeira vez que a empresa se inspira num país árabe para a realização de sua campanha e coleção.
Para fazer as fotos, uma equipe de cinco modelos, um estilista, um maquiador e um assessor de comunicação passaram cinco dias em Marrakesh. A pesquisa para a campanha foi elaborada em parte no Brasil e parte no Marrocos e, para isso, a equipe chegou dois dias antes de começar a fotografar.
As roupas da Khelf, que são destinadas para um público jovem, apresentam nessa coleção tecidos leves, como cambraia, algodão e renda. As roupas aparecem em peças frescas, como tops decotados, regatas, shorts bem curtos e vestidos. As cores, que vêm em tons quentes, como laranja, vermelho, marrom, bege, ocre, âmbar, coral e turquesa, são baseadas em elementos marroquinos como o bege da areia do deserto, o colorido das especiarias e pedras preciosas e ocre da arquitetura do Marrocos.
O deserto serviu de cenário para a maioria das fotos. Uma tenda com almofadas bordadas, copos com detalhes dourados e cestos de palha deram um charme à tenda. Os modelos apresentam lenços na cabeça e no pescoço, dando um tom de povo do deserto.
As fotos foram tiradas ainda em locais próximos à medina, centro antigo da cidade. Segundo informações da empresa, o objetivo não era fazer uma coleção temática marroquina, mas inspirada no local. As cores das jalabas (túnicas) dos berberes, por exemplo, aparecem na coleção junto com os trançados coloridos de algumas roupas, que se transformaram em cintos.
Por ser uma marca jovem, a Khelf trabalha muito com jeans, que nessa coleção vem bem rasgado e com uma lavagem mais gasta. O aspecto velho do jeans e da moda streetwear também é influenciado pelos nômades do deserto. As cores das peças vêm em blusinhas lisas e estampadas, com motivos florais e xadrez.
A equipe brasileira que viajou ao Marrocos voltou encantada com a simpatia e hospitalidade da população local, informou a assessoria de comunicação da Khelf. A comida e o chá de hortelã também marcaram a viajem.
30 lojas
A Khelf começou suas atividades em 1984 como uma loja multimarca. Na década de 90, a empresa passou a produzir suas roupas com maca própria. Atualmente, os produtos são terceirizados em todo o Brasil, onde a marca conta com 30 lojas próprias. Segundo informações da empresa, para manter contato com os clientes e divulgar seus produtos, a Khelf utiliza as redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.