São Paulo – Morreu nesta sexta-feira (17) o bilionário dos Emirados Árabes Unidos, Majid Al Futtaim. O empresário criou um império com seu nome, que conta com supermercados da rede Carrefour no Oriente Médio e shopping centers como o Mall of the Emirates, um dos maiores de Dubai, conhecido mundialmente por ter uma pista de esqui na neve indoor.
Al Futtaim fundou o grupo Majid Al Futtaim em 1992 e é conhecido por ser um dos empresários pioneiros de Dubai que lideraram o crescimento do emirado a partir de 1960, para se estabelecer como uma cidade global. O empresário é um dos maiores empregadores do Golfo, com dezenas de milhares de funcionários em seus múltiplos estabelecimentos.
O grupo se expandiu por todo o Oriente Médio e pelo mundo, com shoppings e outros empreendimentos. Hoje, a companhia é detentora exclusiva da franquia do Carrefour, a segunda maior rede de hipermercados do mundo, e administra mais de 300 supermercados e hipermercados Carrefour em toda a África, Ásia e Oriente Médio.
O Majid Al Futtaim ainda desenvolve, possui e administra mais de 27 shoppings; é proprietário de hotéis operados por redes como Sheraton, Kempinski, Aloft e Pullman; o grupo também possui a marca Vox Cinemas, de redes de cinemas.
A construção do Mall of the Emirates, com sua impressionante pista de esqui coberta, está entre seus projetos mais notáveis. “Meu sonho é criar grandes momentos para todos, todos os dias”, disse Al Futtaim.
A Forbes estima que o patrimônio líquido de Majid Al Futtaim seja de US$ 4 bilhões.
Sua idade e a causa de sua morte não foram divulgadas. No entanto, orações por ele e sua família circularam nas redes sociais nos últimos dias.
O governante de Dubai, Mohammed Al Maktoum, elogiou Al Futtaim em uma postagem nas redes sociais, dizendo que ele era um dos comerciantes mais importantes do país.