São Paulo – Faleceu nesta sexta-feira (13) o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed Al Nahyan (foto), aos 73 anos. O anúncio foi feito pela agência de notícias estatal do país, a WAM. As causas não foram divulgadas, mas o xeque Khalifa, também emir de Abu Dhabi, sofreu um derrame e passou por cirurgia em 2014, já estava afastado de suas atividades e vinha batalhando por sua saúde. Seu irmão, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, vinha lidando com o dia a dia de sua gestão desde então.
Khalifa assumiu a presidência em 2004, no mesmo dia em que seu pai faleceu, o fundador dos Emirados, Zayed bin Sultan Al Nahyan. De acordo com a constituição do país, o vice-presidente dos Emirados e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, assume como presidente interino. O conselho federal que reúne os governantes dos sete emirados se encontrará dentro de 30 dias para eleger o novo presidente, e é esperado que o príncipe herdeiro, Mohammed bin Zayed, seja nomeado.
Os Emirados Árabes Unidos observarão um luto federal de 40 dias com a bandeira hasteada a meio mastro a partir desta sexta-feira (13), e suspenderão o trabalho em todos os ministérios, departamentos e entidades federais, locais e privadas por três dias, até terça-feira (16).
O prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, tem esse nome em homenagem ao xeque Khalifa, pois o emir de Abu Dhabi emprestou uma quantia considerável para que a construção do edifício pudesse ser concluída.