São Paulo – O publicitário brasileiro Roberto Duailibi, descendente de libaneses, morreu na sexta-feira (18), aos 89 anos, e foi enterrado neste sábado (19) no Cemitério do Morumbi, na capital paulista. Duailibi foi um dos mais premiados profissionais da publicidade brasileira e fundou respeitada agência do setor, a DPZ.
“A publicidade brasileira perdeu um de seus pais. Duailibi nos deixou a poucos meses de completar 90 anos. Roberto foi muito mais do que fundador da DPZ. Foi um pensador, um escritor brilhante, um criador de cultura, um construtor de marcas”, diz trecho do texto que a DPZ publicou em seu Instagram neste sábado.
Além de grande publicitário, Duailibi desenvolveu trabalho intenso de resgate da memória da imigração libanesa ao Brasil. Ele criou o Centro de Estudos FamilyD, pelo qual estudou a história da imigração da sua família, os Duailibi. Em 2021, o publicitário doou mais de 1 mil peças, entre livros, mapas, documentos e outros, desse acervo para a Casa Árabe, braço sociocultural da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Duailibi era também professor, sociólogo, palestrante e autor de livros que foram marcos na história brasileira da publicidade, entre eles “Criatividade & Marketing”, em que foi coautor, e “Cartas a um Jovem Publicitário”. Ele ainda ocupou cargos de liderança na publicidade, como presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), e foi membro da Academia Paulista de Letras.
Leia mais:
Câmara Árabe recebe acervo da família Duailibi
Livros e mapas raros: o acervo dos Duailibi é inaugurado


