São Paulo – O vice-governante de Dubai e ministro das Finanças dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Hamdan bin Rashid Al Maktoum (foto acima), morreu nesta quarta-feira (24), aos 75 anos. Ele é irmão de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados. Não foi divulgada a causa da morte.
O irmão postou uma foto de Hamdan no Twitter e escreveu: “Pertencemos a Deus e a Ele retornaremos. Que Deus tenha misericórdia de você, meu irmão, meu apoio e meu companheiro”. Muitas autoridades locais e internacionais enviaram as condolências ao governo dos Emirados Árabes Unidos e aos familiares.
De acordo com informações publicadas no site do jornal saudita Arab News, o xeque Hamdan ocupou o cargo de ministro das Finanças dos Emirados por cerca de 50 anos, desde a formação do primeiro governo do país, em 1971. O ministro liderou delegações do país junto ao Fundo Monetário Internacional e ao Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para o Desenvolvimento Internacional.
Hamdan era o segundo filho do falecido do xeque Rashid Bin Saeed Al Maktoum, que foi governante de Dubai. A missão de Hamdan era transformar Dubai em um centro mundial de comércio e negócios. Ele ocupava papel de liderança em vários negócios e conglomerados locais. Como seu irmão Mohammed, Hamdan era fã e se tornou um player importante na criação e nas corridas internacionais de cavalos.