São Paulo – As cidades de São Paulo e Salvador, capital da Bahia, recebem neste mês a Mostra de Cinemas Africanos, em uma programação composta por filmes longas-metragens e curtas-metragens de 14 países. Entre os países árabes do Norte da África, destaque para o sudanês “Adeus, Julia” (2023), que será exibido no sábado (14) em São Paulo, e “Black tea – o aroma do amor” (2024), da Mauritânia, que abriu a mostra na capital paulista e ainda terá nova sessão na cidade antes de ser apresentado em Salvador. Na capital baiana as exibições de filmes ocorrem de 18 a 25 de setembro e em São Paulo de 11 a 18 de setembro.
“Black tea – o aroma do amor” retrata a história de uma jovem da Costa do Marfim que imigra para a Ásia e se apaixona por um chinês. Tem a direção do mauritano Abderrahmane Sissako, cineasta que procura explorar os deslocamentos em seus trabalhos e veio para a mostra a convite dos organizadores. Ele participou de uma masterclass em São Paulo e estará presente em sessões com a presença do diretor na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20). Junto da exibição do filme está prevista uma conversa com o diretor.
Cinema africano em foco na capital da Bahia
“Adeus, Julia”, por sua vez, é dirigido pelo sudanês Mohamed Kordofani, em uma produção de Egito, Sudão, Arábia Saudita, Alemanha e França. A trama se desenvolve em meio a um drama pessoal da protagonista Julia enquanto o Sudão enfrenta dias turbulentos em razão da separação do Sudão do Sul, ocorrida em 2011. Em São Paulo, o filme será exibido no sábado (14), às 20h. Do cineasta líbio Muhannad Lannin, será exibido na mostra o documentário “Donga”. A produção apresenta os conflitos internos e desafios da reconstrução do país.
A mostra realiza, nas duas cidades, programação paralela com debates e palestras, além de apresentar seleções especiais de filmes do continente. Parte dela são as exibições sobre os temas “Direito à arte, à terra e ao luto”, “Especial centenário Amílcar Cabral”, “Especial 30 anos do genocídio em Ruanda” e “Foco Madagascar”, além de retrospectiva “Mostra de cinemas africanos”, com filmes exibidos desde a primeira mostra em 2018. Embora os filmes selecionados para a mostra principal estejam em cartaz nas duas cidades, as programações paralelas são diferentes em São Paulo e Salvador. É preciso confirmar as datas e locais de exibição.
Confira mais informações aqui
Leia também:
Mostra explora o mundo árabe pela arte do cinema