São Paulo – A arquitetura do prédio Rachid Karami International Fair (RKIF), projetado por Oscar Niemeyer em Trípoli, no Líbano, é o cenário das imagens que compõem a mostra fotográfica “A realm of my senses” (“O reinado dos meus sentidos”, em livre tradução a partir do inglês), assinada pela fotógrafa libanesa Nadine Ashkar. A exposição será inaugurada na quinta-feira (18), no Instituto Guimarães Rosa de Beirute.
Conhecido também como “Feira Internacional de Trípoli”, o pavilhão de exposições foi construído na cidade costeira libanesa que fica a 81 quilômetros ao norte de Beirute. Foi projetado em 1962 pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, e concluído em 1975.
Explora formas geométricas e curvas, características do trabalho de Niemeyer, como o prédio principal em forma de bumerangue, utilizado para exposições. O complexo arquitetônico foi reconhecido em 2023 como patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como representante das aspirações libanesas e dos laços culturais com o Brasil.
De acordo com a nota de divulgação da exposição, as formas do “concreto bruto” deste marco arquitetônico são interpretadas, nas imagens, como símbolos de força, transformação e resiliência femininas e exploram temas como arquitetura, identidade e memória.
Fotógrafa libanesa, Nadine Ashkar oferece cursos em escolas e em seu estúdio, além de participar de exposições e ter assinado editoriais fotográficos com celebridades. Tem, em seu portfólio, retratos, imagens de interiores, arquitetura e campanhas publicitárias, entre as quais de moda, lingerie, moda infantil, masculina e joalheria, entre outros.
Serviço
Inauguração da mostra “A Realm of my senses – Niemeyer’s legacy through the lens of Nadine Ashkar” (“O reinado dos meus sentidos – o legado de Niemeyer através das lentes de Nadine Ashkar”)
Quinta-feira, 18/09, das 19h às 21h
Em cartaz até 10/10, abre ao público às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, das 10h às 17h; e, às terças-feiras e quintas-feiras, das 10h às 20h Local: Instituto Guimarães Rosa, Beirute


