São Paulo – Artistas libaneses e estrangeiros mostrarão alguns de seus trabalhos no 9º Salão de Artes Visuais Ghosta, em referência à cidade de mesmo nome, no Líbano. A mostra fica em cartaz entre 22 e 31 de agosto, na Igreja São Simão de Ghosta e contará com exposição de criação da artista plástica brasileira Sarah Campelo. A curadoria é do fotógrafo e artista libanês Jacques Menassa, que em janeiro expôs alguns de seus trabalhos no Brasil.
De acordo com informações da organização do evento, 41 artistas libaneses e estrangeiros terão trabalhos expostos no Salão, que foi criado em 1999. O objetivo, afirma a organização, é mostrar a “face cultural e artística do Líbano apesar das circunstâncias excepcionais” que o país enfrenta.
Campelo desenvolve trabalhos relacionados à infância e à natureza. Natural de Manaus, no Amazonas, tem na pintura uma das técnicas de sua representação artística. É também uma das fundadoras do movimento Arte Ocupa, criado em 2021 para promover o desenvolvimento da arte em Manaus, capital do estado do Amazonas. O projeto leva materiais de pintura para que moradores de bairros periféricos da cidade se envolvam com atividades artísticas.
Mais trabalhos entre Brasil e Líbano
A mostra libanesa terá a curadoria do fotógrafo e artista libanês Jacques Menassa. Ele expôs 32 colagens em Manaus no começo deste ano. Ex-morador do Brasil, Menassa desenvolveu outros projetos que tinham o País como tema. O próprio Salão de Artes Visuais já expôs criações de brasileiros em edições anteriores.
A cidade de Ghosta tem a particularidade de abrigar muitas pessoas que se mudaram para o Brasil e voltaram ao Líbano, caso do ancestral do curador, Jacob Menassa. Ele imigrou ao Brasil em 1885 e retornou ao Líbano em 1901, tendo sido um dos primeiros a fazer essa trajetória e formar a comunidade brasileira no Líbano, segundo estudos do pesquisador Roberto Khatlab apresentados no livro Brasilibaneses no Líbano.
Serviço:
9º Salon de Artes Visuais Ghosta, Líbano 2024
De 22 de agosto a 31 de agosto, até 15h
Paróquia de São Simão de Ghosta
Leia também:
Artista libanês expõe colagens digitais em Manaus