Geovana Pagel
São Paulo – Os móveis fabricados pela Mademóveis, com sede em Ubá (MG), são exportados para o Catar desde o ano passado. A primeira venda para o mercado árabe ocorreu após a exposição dos móveis da empresa em feiras internacionais e num show-room montado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2004.
Os proprietários da Mademóveis, um filho de libaneses, Walter Abdulaid Assad e um descendente de italianos, Humberto Bressan, são amigos de longa data e cuidam dos negócios juntos até hoje.
Assad, hoje com 70 anos, lembra que no começo apenas cinco pessoas trabalhavam na fábrica. "Hoje são 131 funcionários e uma produção de mais de mil peças por dia, em uma área construída de quase 9 mil metros quadrados", afirma o empresário.
Segundo ele, a empresa foi criada no fundo de um quintal em 1976 para fabricar camas em madeira de lei. Porém, a partir de 1986 eles passaram a fabricar também guarda-roupas em pinus e chapa de fibra de madeira.
Alguns anos depois, a Mademóveis passou a produzir móveis de cozinha, revestidos no chamado papel FF – uma espécie de fórmica. Hoje a empresa também faz cômodas, móveis para escritório e mesas para micro-computadores.
O gerente de exportações da Mademóveis, Fernando César Melo, explica que as vendas externas para o Oriente Médio são feitas por meio de um representante local, em Dubai, que trabalha em vários países daquela região.
A empresa é uma das 11 integrantes do Movexport, consórcio da Associação dos Exportadores de Móveis de Ubá e Região, criado em 2001, com o apoio da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex).
O show-room em Dubai foi montado em parceria com as demais empresas do Movexport, em setembro de 2004, durante a realização da Index, maior feira do setor moveleiro do Oriente Médio.
Melo conta que a idéia do show-room, em lugar separado da Index, nasceu da percepção de que os árabes preferem fechar negócios somente depois de observarem de perto os produtos. O espaço ficará montado pelo menos durante um ano.
As empresas que formam o consórcio têm um leque bastante diversificado de produtos e fabricam desde dormitórios completos até móveis de cozinha, sala e escritório.
Aposta
Os empresários mineiros acreditam muito no potencial do mercado árabe, tanto que em novembro de 2005, estarão novamente presentes na Index, em Dubai.
Considerada a porta de entrada para os mercados árabe e asiático, Dubai já vem atraindo a atenção do setor moveleiro do Brasil desde 2000, quando as indústrias nacionais começaram a negociar seus produtos naquele mercado. Até então, os países alvo eram, principalmente, Estados Unidos e Inglaterra.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), a exportação de móveis brasileiros para os países árabes cresceu 600% entre 2003 e 2004, tendo saltado de US$ 800 mil para US$ 5,6 milhões. A expectativa para 2005 é de que as vendas às nações árabes dobrem em relação a 2004.
Pólo moveleiro
Ubá é considerado o terceiro maior pólo moveleiro do Brasil – o primeiro está na região da Serra Gaúcha e o segundo no Norte do Paraná. Cerca de 400 empresas do setor produzem móveis de madeira, aço, tubulares, estofados. O pólo é responsável pela geração de quase 70% da arrecadação dos impostos da cidade e cerca de 74% dos empregos disponíveis na indústria local.
As indústrias moveleiras produzem aproximadamente 145 mil peças por mês, sendo responsáveis pela geração de 7.500 empregos diretos. Fabricam camas, guarda-roupas, criados, cômodas, dormitórios infanto-juvenis, berços, salas de jantar, buffets, racks, estantes, mesas para computador, móveis tubulares, sofás e armários de cozinhas.
Aeroporto
Em breve a região será beneficiada com a construção do Aeroporto de Goianá, que fica a 68km de distância de Ubá. Com pista de 2.500m de extensão, torre de balizamento noturno e sistema de emergência para receber aeronaves impossibilitadas de pouso em outros aeroportos.
Próximo ao Armazém Alfandegário, o aeroporto terá estrutura e terminais de carga, possibilitando novas opções de investimentos para os fornecedores de matéria-prima do setor e também o escoamento mais eficiente da produção de móveis destinada à exportação.
Contato
Mademóveis
Site: www.mademoveis.com.br
Telefone: 55 (32) 3531.3611
Movexport www.movexport.com.br

