Marina Sarruf
São Paulo – Logo na sua primeira participação na Feira Internacional de Argel, na capital da Argélia, a empresa de móveis Rimo, do Espírito Santo, fechou um contrato no valor de US$ 35 mil com um importador do país árabe. "Essa vai ser a nossa primeira exportação para a Argélia", afirmou o gerente de exportação da empresa, Gustavo Correard. A feira, que foi aberta ao público na sexta-feira (02), segue até quinta-feira (08) e conta com a participação de 15 empresas brasileiras.
A Rimo vai exportar um contêiner com 70 conjuntos de camas, criados-mudos, cômodas e guarda-roupas. O embarque deverá ser feito em 30 dias após o pagamento. Segundo Correard, a empresa já tinha realizado contatos com empresários argelinos numa rodada de negócios em São Paulo há um ano e meio. "Aqui na feira temos a oportunidade de expor os nossos produtos, o que facilita a venda", disse.
De acordo com Correard, a Rimo já exporta para outros países árabes do Oriente Médio, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbano e Omã. "Começamos a trabalhar com o mercado norte-africano recentemente", completou. A Rimo produz 20 mil peças por mês e exporta entre 12% e 15%. Além dos países árabes, seus produtos são embarcados para América Central, do Sul e Estados Unidos. A empresa também produz móveis para jardim, varanda e racks.
A empresa capixaba está no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que organizou a ida de mais três empresas, a Divicar, também do setor de móveis, que está com um representante argelino na feira, a Tangará, fabricante de leite em pó, e a Starret, de serras. "Os móveis brasileiros estão fazendo sucesso no estande. Muitas pessoas param para olhar", afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que está na feira.
Além das empresas no estande da Câmara Árabe, há mais sete empresas de móveis no estande da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), com uma área de 180 metros quadrados. No entanto, também participam da feira outras empresas brasileiras como a Randon, fabricante de implementos rodoviários, a Fras-le, de autopeças, Embraer, de aviões, que está expondo pôsteres e uma maquete. Outra novidade é o Cross Fox, carro da Volkswagen do Brasil, que também está exposto na feira.
A mostra
A Feira Internacional de Argel está em sua 39ª edição e conta com a participação de 1.635 expositores de 45 países. Entre eles, 515 empresas são da Argélia. A mostra é uma das mais importantes do país. Ela foi inaugurada pelo presidente argelino Abdelaziz Bouteflika no dia 01. Essa já é a 9ª vez que a Câmara Árabe participa da feira. A corrente comercial entre o Brasil e a Argélia somou US$ 3,2 bilhões no ano passado.

