São Paulo – A indústria de móveis Enele, do município catarinense de São Lourenço do Sul, pretende voltar a exportar para o mercado árabe. A empresa fez uma exportação para a Argélia há pouco mais de cinco anos e gostaria de retomar as vendas para a região. “O importador estava no Brasil procurando fornecedores, conheceu e comprou da Enele”, informou a companhia.
A indústria diz que a exportação a interessa, apesar de não ter atualmente uma equipe que viaje ao exterior fazendo prospecção. As vendas para outros países ocorrem por meio de feiras no Brasil e contatos de agentes e traders. Em fevereiro a Enele participa de rodadas de negócios com importadores na Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Abimad), na capital paulista, e acredita que podem surgir novas exportações.
A empresa foi fundada em 1984 pelo casal Nivaldo Luiz Lazaron e Maria Inês de Almeida. Os fundadores ainda atuam na indústria, mas a segunda geração é quem está no comando atualmente, com os quatro filhos ajudando nos negócios. O parque produtivo fica todo em um mesmo local na cidade de São Lourenço. São três unidades fabris, uma para estofados e poltronas, outra para móveis em MDF e outra para móveis de tamburato e madeira.
Os móveis fabricados são para salas e quartos. As matérias-primas usadas são madeira maciça, MDF e tamburato. Este último é um painel estrutural composto de partículas finas de madeira prensada e miolo de papel reciclado. A produção da Enele varia muito. Em estofados são mais de duas mil peças ao mês.
O grande consumidor da Enele está no mercado interno. As exportações não chegam a 5% do volume produzido. No Brasil, as vendas são feitas em lojas multimarcas. No exterior quem compra os móveis e estofatos da empresa catarinense são Chile e Angola. Os móveis mais vendidos no mercado internacional são home theaters. Entre os estofados, a demanda é variada, é vendido um pouco de cada item.
Contato:
Enele Estofados e Móveis
Telefone: +55 (49) 3344-8999
Site: www.enele.com.br


