Agência Sebrae
Sarandi – Com o objetivo de obter um incremento de 10% nas vendas a serem efetuadas até o fim deste ano, nove empresas do setor moveleiro do Rio Grande do Sul participarão de uma série de atividades, como consultorias, visitas técnicas e missões empresariais, para aprimorar seus produtos e processos de fabricação. Os empreendimentos são dos municípios de Sarandi (RS), distante 333 quilômetros de Porto Alegre, Nova Boa Vista, Ronda Alta, Constantina e Chapada.
O grupo integra o projeto de desenvolvimento setorial de madeira e móveis, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. As ações serão desenvolvidas pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Centro Tecnológico do Mobiliário (Cetemo), e começarão neste mês.
Por meio do programa, deverão ser realizadas três consultorias, nas áreas de custos, processo fabril e pintura. "No ano passado, cinco empresas participaram da atividade e, em 2005, contamos com mais quatro empreendimentos. Por este motivo, cada estabelecimento fará parte de consultorias distintas, para que todos tenham o mesmo nível de conhecimento e aprimorem sua atuação nos três ramos", explica o gestor do projeto, Júlio Faizão.
Antes de iniciar as capacitações, os empreendedores participarão da missão a Movelsul Brasil 2006, uma das mais importantes feiras de móveis do país, que receberá cerca de 35 mil pessoas.
O Rio Grande do Sul concentra o maior número de empresas do setor no país, cerca de 4,1 mil empreendimentos, que representam 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. O estado é o segundo maior produtor de móveis do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 25% da produção nacional e por 28% das exportações efetuadas pelos estabelecimentos do ramo.

