Geovana Pagel
São Paulo – A feira Movelpar 2004 – Edição Especial Eletro, que acontece de 9 a 13 de fevereiro no Pavilhão Expoara, em Arapongas, no Paraná, receberá importadores de grande porte dos Emirados Árabes Unidos, do México, da Rússia, Costa Rica e Inglaterra.
Além de participarem de uma visita técnica a expositores da feira, os estrangeiros irão conhecer as fábricas moveleiras e fornecedores do setor. A feira é a única do país que oferece ao mesmo tempo móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.
Os importadores vêm ao Brasil a convite do Programa Brasileiro de Incremento à Exportação de Móveis (Promóvel), ligado à Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), com apoio da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex).
Pedro Paulo Pamplona, diretor-executivo do Promóvel, diz que os importadores são proprietários de grandes redes de distribuição de produtos e têm interesse em firmar negócios com as empresas brasileiras do setor moveleiro. “Eles já receberam todas as informações sobre o potencial de produção da região norte do Paraná e as visitas serão focadas no fechamento de negócios”, afirma.
A expectativa é de que sejam fechados negócios em torno de US$ 500 mil durante a estada dos importadores no Brasil. Eles chegam ao país no dia 8 de fevereiro para participar da abertura da feira e ficam em Arapongas nos dias 9 e 10.
Depois seguem para Curitiba, onde irão se reunir com fornecedores do setor, e em seguida vão ao Porto de Paranaguá, para conhecer o sistema de logística para a exportação. O Promóvel, criado há quatro anos, já trouxe ao país mais de 250 importadores e 50 jornalistas estrangeiros.
Meta é fechar negócios
“Nas feiras anteriores trabalhávamos com o Projeto Comprador que tinha a característica de trazer vários importadores para levantar o potencial de negócios no país. A visita técnica é diferente porque, neste caso, esta etapa já foi cumprida e a meta é trazer estas pessoas para efetivamente fechar contratos já durante a Movelpar”, salienta.
A Movelpar é uma das mais importantes feiras do setor moveleiro do país e é realizada desde 1997, nos anos ímpares, organizada pelo Centro de Eventos Expoara com apoio do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima).
Esta é a primeira Edição Eletro e vai acontecer sempre nos anos pares abrangendo a exposição de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. A feira contará com a participação de grandes indústrias de todo o país. São aguardados mais de 25 mil profissionais ligados ao segmento.
Entre os eventos paralelos estão a Mostra de Decoração de Interiores, a exposição de produtos selecionados no 1.º Concurso de Design Novos Talentos – que incentivou a utilização do design na produção industrial de móveis e eletros – e a exposição do projeto Vanguarda Tecnológica. Esta última irá mostrar produtos desenvolvidos com matérias-primas inovadoras de empresas nos segmentos de madeira, vidro, tintas e vernizes, ferragens e acessórios, tecidos e espumas, além do ciclo de palestras com enfoque ao design.
Pólo moveleiro
O pólo moveleiro do norte do Paraná, com 550 empresas, está entre os principais do país. A cidade de Arapongas concentra o maior número de empresas da região: são 160 firmas que fabricam vários tipos de móveis e estofados, gerando cerca de 10,5 mil empregos diretos.
Em 2002, o faturamento do pólo foi de R$ 620 milhões. Cerca de 10% da produção é exportada. No ano passado, 19 empresas do setor mobiliário de Arapongas se uniram na formação do Conex Furniture Brazil.
A formalização da iniciativa, que conta com o apoio do Sima, aconteceu em abril de 2003 junto com o Plano de Negócios, que prevê passos para os próximos oito anos. Entre as 19 empresas participantes, 50% nunca exportaram. São firmas de 250 a 800 funcionários.
“O que une estes empresários é a visão de que mais do que vender é preciso ter presença lá fora, conhecer realmente os mercados e os clientes, entendendo a dinâmica do mercado exportador”, salienta o diretor da entidade, Rajanand Costa.
Para o início dos trabalhos, o Conex definiu quatro mercados alvos: América Central, África, Oriente Médio e Leste Europeu. A escolha ocorreu em função da já existência de fluxos de vendas para estes locais, com a meta de intensificar a demanda.
Para a comercialização, foram definidas 130 linhas de produtos e mais de 300 itens, com uma variedade de 44 tipos diferentes de acabamentos de madeira e 200 revestimentos têxteis.
Sebastião Batista, presidente do Sima, enfatiza que a criação de mecanismos para fomentar o mercado externo é de extrema importância para o crescimento da indústria moveleira, que tem hoje capacidade de produção ociosa. “Estamos apostando neste projeto e temos certeza de que os resultados serão muito importantes para o desenvolvimento da indústria nacional do setor”, afirma.
Contato
www.movelpar.com.br

