Da redação*
São Paulo – As empresas aéreas do Oriente Médio apresentaram 11% de aumento no movimento de passageiros em abril de 2008 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O crescimento foi devido a um aumento nas receitas petrolíferas dos países da região, ao desenvolvimento do turismo e a um aumento no número de empresas aéreas, segundo informa a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). A região foi a que mais cresceu no mundo.
Em segundo lugar ficaram as empresas aéreas da América Latina, com crescimento de 4%. Entretanto, o aumento foi bem menor do que os 19,7% registrados em março, devido a uma maior base de comparação após reesturação do setor em 2007. Na América do Norte o crescimento foi de 3,8%. Na região da Ásia e Pacífico a expansão foi de 2,6% e na Europa de 1,6%.
O movimento de cargas no Oriente Médio também foi o que mais cresceu, 15,8% em abril deste ano na mesma comparação. No caso de transporte entre a América do Norte e Europa, o crescimento foi de 6%, devido a um acordo de céu aberto entre ambas as regiões, o que ampliou o trânsito transatlântico.
No mundo, o crescimento do movimento de passageiros foi de 3% em abril. Já o movimento de cargas mundial cresceu 3,7%.
*Tradução de Mark Ament