São Paulo – O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, recebeu 1.703.995 passageiros em julho, um aumento de 21,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com informações divulgadas segunda-feira (01) pela administração do terminal.
“Os números foram impulsionados pelo feriado Eid Al Fitr e também pela temporada de férias de verão”, disse o executivo-chefe de operações da Abu Dhabi Airports, Ahmad Al Haddabi, segundo nota da instituição. O Eid Al Fitr marca o fim do Ramadã, mês do calendário muçulmano em que os seguidores da religião islâmica jejuam do nascer ao por do sol. Este ano o feriado ocorreu no final de julho.
Outro motivo para o crescimento, de acordo com Haddabi, foi a inauguração de voos da Etihad Airways para Yerevan, na Armênia, e Perth, na Austrália. A companhia aérea utiliza o aeroporto de Abu Dhabi como base.
As rotas mais movimentadas de julho foram as para Londres, no Reino Unido, Doha, no Catar, Manila, nas Filipinas, Bangcoc, na Tailândia, e Jeddah, na Arábia Saudita. Elas responderam por 15% do tráfego no mês. A Etihad voa diariamente também para São Paulo, no Brasil.
O tráfego de aeronaves chegou a 13.188 em julho, um avanço de 16,1% sobre o mesmo mês de 2013. A movimentação de cargas foi de 67.456 toneladas, um acréscimo de 5,7% na mesma comparação.
“Nosso desafio é gerenciar este crescimento e ao mesmo tempo garantir que os padrões de serviço e segurança permaneçam altos”, declarou Haddabi. O aeroporto passa por obras de expansão para atender ao aumento da demanda.


