São Paulo – O movimento de passageiros em aeroportos ao redor do mundo cresceu 11% em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (03) pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês), entidade que reúne empresas de administração de terminais aéreos.
Segundo nota do ACI, o desempenho foi influenciado por um forte crescimento do tráfego aéreo na Europa, já que no mesmo período de 2010 a aviação europeia ficou paralisada durante dias por causa da erupção de um vulcão na Islândia.
“Este aumento é muito positivo, especialmente frente à situação no Japão e no Norte da África e da recuperação econômica irregular”, disse, de acordo com a nota, o diretor da área econômica do conselho, Andreas Schimm, referindo-se aos impactos do tsunami no país asiático, aos levantes populares no continente africano e à difícil situação econômica em alguns países desenvolvidos.
Para o executivo, os números de abril de 2011 representam mais do que a mera recuperação das perdas do mesmo mês do ano passado, porque, em relação com abril de 2009, houve um aumento de 12%. “É um indicador de crescimento que vai além da compensação dos fatores disruptivos”, declarou.
Ele acrescentou que a Semana Santa foi um dos fatores de contribuíram para o avanço das viagens aéreas, pois o movimento ocasionado pelo feriado ocorreu em meados do mês, ao passo que no ano passado a movimentação ficou dividida entre março e abril.
Os aeroportos europeus, segundo o ACI, registram um aumento de 27% no tráfego em abril, em relação ao mesmo mês de 2010. Outros destaques foram o crescimento do número de passageiros na América Latina e Caribe, de 15,2%, e no Oriente Médio (10,7%), com performances especiais dos aeroportos de Dubai (13%) e Abu Dhabi (15%), ambos nos Emirados Árabes Unidos.

