Paris – A Mubadala Aerospace, divisão aeronáutica da companhia de investimento Mubadala Development Company, do governo de Abu Dhabi, anunciou na última semana que pretende construir aeronaves comerciais no emirado. O plano prevê o início da fabricação de aviões na capital dos Emirados Árabes Unidos entre 2016 e 2018.
A Mubadala Development Company tem como meta diversificar a economia de Abu Dhabi. O diretor associado da divisão aeroespacial da Mubadala, Humaid Al Shemmari, disse que a companhia adotou uma estratégia de longo prazo para produzir aeronaves.
Al Shemmari afirmou que a Mubadala tem participação acionária em diversas companhias aeroespaciais no mundo todo, entre elas a italiana Piaggio Aero Industries, da qual a Mubadala possui 31% das ações. De acordo com o diretor, a primeira aeronave inteiramente fabricada em Abu Dhabi deverá ser concluída entre 2016 e 2018.
A Mubadala também anunciou que vai começar a construir uma fábrica de peças para aviões. A primeira fase das obras terá início em 29 de junho, ocupando uma área de 21,6 mil metros quadrados, e a produção deverá ter início no último trimestre de 2010. Quando concluída, a fábrica, que vai se chamar Strata, terá uma área superior a 60 mil metros quadrados. A empreitada é o primeiro passo para a construção de aeronaves no emirado de Abu Dhabi.
Parcerias foram fechadas com as companhias EADS, da Europa, Airbus, da França, FACC, dos Estados Unidos, e Alenia Aeronautica (que pertence à Finmeccanica, da Itália) para a implementação de programas de produção na Strata. O valor dos contratos assinados com essas empresas é superior a US$ 2 bilhões. A Strata vai produzir peças para aeronaves fabricadas pela Airbus e pela ATR, uma joint venture entre a EADS e a Finmeccanica.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

