São Paulo – A empresa de investimentos estatal Mubadala, de Abu Dhabi, vendeu de volta para a Fiat sua participação de 5% na fabricante de carros esportes Ferrari. O negócio foi fechado por 122 milhões de euros, segundo matéria divulgada pelo jornal The National.
A Mubadala adquiriu 5% da Ferrari em 2005, por 114 milhões de euros, e o contrato garantia à Fiat a opção de recompra. Na época, o capital da Ferrari era de 2,3 bilhões de euros. Com a venda, anunciada durante o grande prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, a participação da Fiat na Ferrari volta à casa dos 90%. Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari, fundador da empresa, detém atualmente 10% do capital da organização.
A venda foi confirmada pela Mubadala, que explicou que a opção de compra da Fiat venceria no final de julho, mas foi estendido duas vezes até que as empresas chegassem a um consenso. Em entrevista ao jornal americano The New York Times, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, declarou que a Mubadala "continuará sendo uma importante parceira" da Ferrari.
O balanço da Fiat para o terceiro trimestre deste ano demonstra que as receitas da Ferrari cresceram 12,6% na comparação com igual período no ano passado, para 446 milhões de euros. Os lucros cresceram 24% no trimestre, para 76 milhões de euros.
Segundo o diretor da consultoria de marketing esportivo IMG Middle East, Seth Holmes, a parceria entre a Ferrari e a Mubadala foi excelente para os negócios. Segundo o consultor, a estatal de Abu Dhabi continuará patrocinando a Scuderia Ferrari, de Fórmula 1, e também permanecerá como sócia da empresa italiana no parque temático Ferrari World Abu Dhabi.
*Tradução de Mark Ament

