São Paulo – A empresária Conceição P. Rodrigues exporta bijuterias com a cara do Brasil para a Alemanha, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nova Zelândia e Romênia. No mundo árabe, estão lá, marcando presença, compradores da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Direto de Soledade, cidade gaúcha a 230 quilômetros da capital Porto Alegre, ela comanda a Gold Stone, fabricante de acessórios como anéis, colares, pulseiras, pingentes e chaveiros feitos de pedras preciosas e semipreciosas.
“As vendas internacionais representam 90% do nosso faturamento”, explica Conceição. De acordo com a empreendedora, os contatos com os clientes estrangeiros são feitos de duas maneiras: por meio de agentes que viajam para prospectar mercado e oferecer os produtos, ou diretamente, com os interessados indo para Soledade à procura das peças. O município é um pólo de produção de bijuterias no estado.
Entre os árabes, por exemplo, os negócios são fechados nas vindas dos compradores para o interior gaúcho. “Nosso cliente na Arábia vem sempre para cá”, diz Conceição. “Inclusive fala português muito bem”, afirma.
Entre os itens mais vendidos estão os pingentes feitos com pedra. “Podemos até gravar inscrições nas peças”, conta a empresária. “Já fizemos isso em árabe, aliás.”
A Gold Stone usa em seus produtos matérias-primas como ágata, ametista, citrino, cristal, opala e quartzo. Em sua maioria, as pedras são adquiridas no Brasil mesmo, com exceção das ametistas trabalhadas vindas do Uruguai. A predileta da empresária? “A ametista, linda naquele tom lilás.”
No mercado nacional, as vendas são feitas principalmente para estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Conceição, os brasileiros “podiam gostar mais de pedras”, mas a comercialização das peças do tipo ganhou força desde o ano passado, com a exibição da novela Tititi, da Rede Globo. “Um empresário da cidade mandou algumas peças para a produção da trama”, diz. “Com a veiculação na TV, todo mundo aqui passou a vender mais”, conta.
A Gold Stone existe há sete anos e, conforme Conceição, cresceu e ganhou o mundo pelo modo artesanal como são feitas as peças, pelo cuidado com a produção. “Fazemos bijuterias delicadas e rústicas”, garante a empreendedora das ametistas.
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Gold Stone
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