São Paulo – É impossível ficar indiferente. Não se sabe dizer se pela feminilidade das peças, pela textura das rendas, pelo caráter artesanal dos materiais utilizados. A questão é que um número cada vez maior de clientes nacionais e estrangeiros se rende aos encantos dos bordados assinados pela estilista alagoana Martha Medeiros, dona da grife de mesmo nome. Com duas lojas próprias, uma em Maceió, Alagoas, e a outra na capital paulista, a empreendedora está presente em 24 cidades brasileiras. E já vende seus vestidos bordados para a Espanha, Estados Unidos, Líbano e México. Daqui para a frente, o plano é crescer interna e externamente, com foco em mercados como o Oriente Médio.
“Como o mercado interno está bastante aquecido, o foco da nossa estratégia foi o Brasil nos últimos dois anos”, explica Gélio Medeiros, diretor da empresa. “Mas, para o planejamento de 2011, retomamos a internacionalização da marca e já em setembro participaremos da feira Vendôme Luxury, em Paris, França, apresentando produtos voltados para o Oriente Médio”, afirma.
As vendas externas serão impulsionadas ainda pela criação de uma base nos Estados Unidos. “Vamos contar com um escritório próprio naquele país para centralizar todas as exportações”, diz Medeiros. “Assim, todas as lojas poderão encomendar diretamente os produtos Martha Medeiros, sem a necessidade de passar por intermediários”.
A grife começou a exportar ainda no início de suas operações, em 2005, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). “De certa forma, foi mais fácil posicionar o produto no mercado externo, uma vez que as peças são diferenciadas, feitas à mão”, afirma Medeiros.
O principal diferencial das roupas da marca, famosa, principalmente, pelos vestidos de renda renascença, é o aspecto artesanal e sofisticado ao mesmo tempo, com destaque para os modelos mais longos. Entre as matérias-primas usadas estão ainda as rendas bilro e filé, combinadas com materiais como cetim, zibeline, gazar, musseline de seda e aviamentos importados, como cristais swarovski e pérolas japonesas.
A mistura de tais artefatos resulta em modelos que agradam famosas como as atrizes Marília Pera e Deborah Secco, as cantoras Daniela Mercury e Paula Fernandes e as apresentadoras Hebe Camargo e Sabrina Sato, entre outras.
Para dar conta de tantos figurinos, 200 mulheres organizadas em cooperativas produzem rendas para a marca no interior de Alagoas. Além da badalada renascença, destaque para a renda “boa noite”, confeccionada na Ilha do Ferro, no Rio São Francisco, próximo à cidade de Pão de Açúcar, a 320 quilômetros da capital, Maceió. Tudo muito artesanal e feminino, como Martha Medeiros aprendeu a fazer com a avó, outra mulher rendeira alagoana empenhada em levar a delicadeza dos bordados de sua terra estado afora.
Contato
Martha Medeiros
Telefone: (55) (11) 3062-7907 e 3062-7659
http://www.marthamedeiros.com.br

