São Paulo – Na lista da BBC das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2024 estão 14 pessoas de países árabes. A empresa de comunicação divulgou o seu ranking nesta terça-feira (3), dizendo que a BBC 100 Women reconhece o preço que este ano teve para as mulheres ao celebrar aquelas que, por meio de sua resiliência, estão pressionando por mudanças, à medida que o mundo muda.
A BBC elencou as mulheres em cinco categorias, que foram Entretenimento e Esportes, Política e Direito, Cultura e Educação, Ciência e Tecnologia, além de Pioneiras no Clima. “A lista também continua comprometida em explorar o impacto da emergência climática, destacando pioneiras climáticas que trabalham para ajudar suas comunidades a lidar com seus impactos”, disse a corporação britânica.
Entre as influentes da área de Entretenimento e Esportes está a tunisiana Hend Sabry, uma das atrizes mais famosas do cinema árabe. Na categoria Política e Ativismo, a BBC selecionou Fawzia al-Otaibi, ativista pelo direito feminino na Arábia Saudita e Reino Unido, a sudanesa Hala Alkarib, que trabalha contra violência sexual na guerra, e Nadia Muraq, iraquiana vencedora do Prêmio Nobel da Paz.
De engenheiras a médicas
As árabes Yasmeen Mjalli, designer da Palestina, Hinda Abdi Mohamoud, jornalista da Somália, Harbia Al Himiary, engenheira de construção de patrimônio no Iêmen, Christina Assi, fotojornalista do Líbano, e Plestia Alaqad, jornalista e poeta da Palestina, estão no ranking de Cultura e Educação. Em Ciência e Tecnologia, a BBC elencou a engenheira agrônoma palestina Enas Al-Ghoul, a empreendedora femtech Nour Emam, do Egito, a pediatra Shireen Abed, da Palestina, a obstetra Safa Ali, do Sudão, e a psicóloga Samia, da Síria. A palestina Enas Al-Ghoul também é listada na categoria Pioneiras do Clima.
Leia mais:
Sauditas querem mais mulheres em posto de trabalho
Somos múltiplas e somos árabes