São Paulo – As mulheres representam 45% da força de trabalho do setor espacial dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com a Agência Espacial dos Emirados. O diretor geral da instituição, Mohamed Nasser Al Ahbabi, afirmou à Emirates News Agency (WAM) que a alta porcentagem reafirma o compromisso do governo de incentivar carreiras mais diversificadas para as mulheres do país árabe.
O setor espacial dos Emirados tem as taxas de emprego feminino mais altas do mundo, em comparação com entidades internacionais que têm uma média de 12% de mulheres em suas equipes.
Al Ahbabi disse que as mulheres dos Emirados também têm uma forte presença no setor espacial global, contribuindo para pesquisas de campo e envolvidas na fabricação de satélites, como o KhalifaSat, que foi lançado do Japão em outubro de 2018. Elas também estão presentes no projeto e fabricação da primeira sonda árabe para Marte, a Hope Probe, que deve ser lançada no espaço até 2020.
O primeiro astronauta árabe a ir para o espaço será o emirati Hazza Al Mansoori. Sua viagem à Estação Espacial Internacional está prevista para o dia 25 de setembro.
Na foto acima, Sarah Amiri, no Global Women Forum 2016, em Dubai. Amiri é presidente do Conselho de Cientistas dos Emirados Árabes Unidos e cientista responsável pela Emirates Mars Mission, a missão a Marte dos Emirados.