Algérie Presse Service*
Argel – Cerca de 13% das mulheres em idade de trabalho da Argélia estão empregadas. A força feminina de trabalho é de 1,49 milhões de pessoas no país, segundo notícia publicada na Algérie Presse Service (APS) no sábado (17), com base em dados do Escritório Nacional de Estatística (ONS) da Argélia.
"O número de trabalhadoras argelinas com idade acima de 15 anos é 1,497 milhão, o que corresponde a 9,1% da população feminina e a 13% das mulheres em idade de trabalho no país. Do total de trabalhadoras, 67% estão nas cidades e 33% no interior", de acordo com uma pesquisa nacional sobre empregos realizada em 2006 pelo ONS.
Segundo a pesquisa do ONS, a maioria das trabalhadoras na Argélia tem entre 25 e 44 anos de idade. A partir dos 45 anos, a porcentagem de mulheres que têm empregos começa a diminuir e a partir dos 55 esse número é ainda menor.
"A educação é um elemento determinante para a taxa de emprego feminino. A proporção de mulheres que trabalham aumenta à medida que cresce o grau de instrução", ainda de acordo com a pesquisa. "Das mulheres em idade de trabalho com formação superior, 31% estão empregadas, contra 5,2% das mulheres na mesma faixa etária sem instrução universitária", informa a pesquisa da ONS.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

