Alexandre Rocha
São Paulo – Promover 430 feiras de negócios em 32 países todos os anos, inclusive no Brasil e em países árabes como os Emirados Árabes Unidos e o Egito, é o que faz a Reed Exhibitions, empresa multinacional que pertence ao conglomerado de mídia anglo-holandês Reed Elsevier.
"Organizamos eventos de diversos setores, principalmente da indústria aeroespacial, construção civil, eletroeletrônicos, telecomunicações, alimentação, hotelaria, esportes, lazer e turismo", disse Andréa Brandini, gerente de marketing da subsidiária brasileira da empresa que tem escritórios em 46 países.
O turismo é exatamente o foco de três feiras que a Reed vai promover no Brasil, nos Emirados e no Egito nos próximos meses. A companhia organiza eventos por conta própria, mas também em parceria com associações de classe e governos.
Lacime
No Brasil, entre os dias 23 e 25 de junho, ela vai realizar no Transamérica Expo Center em São Paulo, juntamente com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a primeira edição da Lacime (Latin America & Caribbean Incentive & Meetings Exhibition), uma feira voltada para o turismo de incentivo, eventos e negócios.
O evento, de acordo com Andréa, nada mais é do que uma cópia de duas feiras que a empresa já promove com sucesso há mais de 10 anos: a Ásia-Pacific Incentives and Meeting Expo (Aime), na Austrália, e a européia EIBTM.
"Hoje a América Latina e o Caribe são destinos economicamente muito viáveis, na Europa e nos Estados Unidos os preços estão muito elevados", disse Andréa. Além disso, ela acrescentou que o continente latino-americano vem se estruturando para receber esse tipo de turismo "mais exigente", que não é destinado ao lazer.
Esse "tipo de turismo" é o turismo de negócios, representado por reuniões internacionais, congressos e conferências de empresas. Já o "turismo de incentivo" é, por exemplo, as viagens que as companhias oferecem aos seus funcionários como prêmio por um bom desempenho.
"Hoje existem resorts estruturados para esse tipo de evento, como a Costa do Sauípe na Bahia. Já São Paulo é considerada a capital dos negócios da América Latina, com uma enormidade de novos hotéis e centros de convenções", ressaltou Andréa.
Ela acrescentou que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) definiu como uma de suas prioridades atrair esse tipo de turismo para o Brasil.
Para a primeira edição da Lacime são esperados 500 expositores, entre diretos e indiretos. Os "diretos" são aqueles que têm estandes próprios, e que serão 200 na feira, os "indiretos" são os que utilizam estrutura de terceiros, como o estande de um país, por exemplo.
Entre os expositores vão estar órgãos oficiais de turismo, nos moldes da Embratur por exemplo, redes hoteleiras, operadoras e agências de viagens, companhias aéreas, entre outros. Em sua maioria instituições do Brasil, América Latina e Caribe.
Árabes
Haverá, porém, um espaço para expositores de outros lugares, inclusive dos países árabes. Andréa disse que empresários e os governos de Dubai, nos Emirados Árabes, e do Bahrein já manifestaram interesse em participar da feira.
"Apesar de ser uma feira focada na América Latina e Caribe, haverá espaço para outros destinos que queiram participar", declarou.
São esperados ainda cerca de 3 mil visitantes, sendo que 300 serão compradores convidados, ou seja, cujas visitas serão patrocinadas pela organização. De acordo com Andréa, ainda não está fechada a lista desses convidados. No entanto, ela disse que gente do Oriente Médio deverá estar nela.
Entre os visitantes são esperados diretores e gerentes de empresas responsáveis pela área de eventos, como pessoal de marketing, comercial, recursos humanos e treinamento.
Dubai e Cairo
O turismo é realmente uma das principais áreas de atuação da Reed, tanto que ela promove 13 eventos voltados ao setor todos os anos. Antes da Lacime, entre os dias 4 a 7 de maio, será realizada em Dubai a Arabian Travel Market (ATM), feira voltada para o mercado de turismo em geral e que já ocorre há 10 anos.
No ano passado, segundo informações da empresa, a ATM recebeu 783 expositores de 55 países, que ocuparam um espaço de 9 mil metros quadrados, e 12.111 visitantes de 73 nações. Dela participam companhias aéreas, operadoras de cruzeiros marítimos, redes de resorts, hotéis e spas, entre outras.
No segundo semestre a Reed vai promover a Mediterranean Travel Fair, entre os dias 14 e 16 de setembro, no Cairo, Egito. Em 2003, em sua quarta edição, o evento atraiu 190 expositores de 36 países, a um espaço de 1.729 metros quadrados, e 2.106 visitantes de 49 origens diferentes.
Os focos principais dessa feira são os mercados do Egito, Palestina, Jordânia, Líbano, Síria, Turquia e Chipre.
Perfil
No Brasil a Reed Exhibitions funciona desde 1997. Ela já promove a cada dois anos, no Rio de Janeiro, a Latin America Aero & Defence (LAAD), feira voltada para a indústria aeroespacial e de defesa. A próxima edição será realiza no próximo ano. Na última, em 2003, ela recebeu 250 expositores e 10,2 mil visitantes em um espaço de 7,5 mil metros quadrados no Riocentro, segundo informações da organização.
A Reed Elsevier, que controla a Reed Exhibitions, é uma grande editora de publicações científicas, didáticas, de direito e de negócios, edita também periódicos como a revista americana Variety, especializada em show business. Segundo informações do site da companhia, ela emprega 35 mil pessoas ao redor do mundo e faturou mais de US$ 9,6 bilhões no ano passado.
Já a divisão de eventos, segundo Andréa, tem 2,2 mil funcionários e fatura cerca de US$ 2 bilhões por ano. No Brasil a estrutura ainda é pequena, conta hoje com 15 empregados.
Contatos
Reed Exhibitions do Brasil
(55+11) 5502-7272
www.reedexpo.com.br
Lacime
www.lacimexpo.com
Arabian Travel Market
www.arabiantravelmarket.co.uk
Mediterranean Travel Fair
www.mtfcairo.com
Reed Exhibitions
www.reedexpo.com