São Paulo – O mundo árabe é pauta de interesse de estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Um grupo de universitários do Instituto Mauá de Tecnologia que faz graduação na área visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na capital paulista nesta quarta-feira (3) e demonstrou curiosidade sobre a região. Alguns cogitam procurar oportunidades profissionais ligadas aos países árabes.
Apesar de estar no primeiro ano da universidade, Maria Eduardo de Oliveira (foto acima), 18 anos, uma das integrantes da turma que esteve na Câmara Árabe, já sabe que quer trabalhar com comércio exterior. Ela gostaria de atuar em gerenciamento de exportação e importação e pondera fazer isso voltada ao mundo árabe.
Após ouvir o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, falar sobre o comércio Brasil-países árabes, o interesse dela sobre o assunto cresceu. “Essa questão da segurança alimentar é muito importante”, afirmou Maria Eduarda. Chohfi relatou que o Brasil é grande parceiro dos árabes na segurança alimentar, fornecendo boa parte dos alimentos que a região consome. “Com o mundo árabe, o Brasil tem hoje em dia uma das suas relações mais estáveis. No comércio se trata de um cliente tradicional”, disse a estudante para a reportagem da ANBA.
Outra estudante da turma, Maria Eduarda Engersen, de 18 anos, quer atuar nas Relações Internacionais pensando em representar o Brasil junto a outros países. O trabalho na área humanitária e em organizações não governamentais está nos planos da universitária, mas o mundo árabe também consta no seu radar. Ela afirma que se interessou bastante pelo assunto com a visita à Câmara Árabe, que pretende aprender mais sobre a região e que tem especial interesse no Egito.
Estudantes de RI na Câmara Árabe
Os estudantes de RI visitaram a Câmara Árabe liderados pela professora Flavia Loss de Araújo e foram recebidos por Chohfi, que além de presidente da instituição, fez carreira na diplomacia e chegou a ocupar o cargo de secretário-geral do Itamaraty. A diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, também acompanhou a visita e falou com o grupo. O embaixador Chohfi apresentou aos estudantes um panorama sobre quem são os países árabes, os pilares das suas economias e a relação comercial com o Brasil.
Os universitários puderam saber sobre a importância do Brasil como fornecedor ao mercado árabe de produtos halal, que são aqueles que atendem as regras do Islã, conheceram mais a respeito da produção de petróleo e gás da região e os esforços pela transição energética, sobre a grande população jovem que há nos países árabes, a evolução do comércio Brasil-países árabes e pauta de importação e exportação, entre outros assuntos.
Chohfi disse que com o aumento do comércio entre o Brasil e o mundo árabe, a Câmara Árabe também cresceu. Os estudantes fizeram várias perguntas ao diplomata envolvendo os desafios na área comercial, questões da geopolítica, a participação feminina no mundo árabe e Câmara Árabe e outras temáticas. Chohfi se mostrou feliz com a forte presença de mulheres no grupo de estudantes de Relações Internacionais.
Leia mais: Osmar Chohfi assumiu novo mandato na Câmara Árabe