São Paulo – O Museu Emílio da Silva, do município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, promove a partir desta terça-feira (22) a exposição “Cotidiano e Religiosidade no Tempo dos Faraós”, com réplicas de peças e múmias do Egito Antigo. Os objetos são do acervo do Museu de Arqueologia de Ponta Grossa, no Paraná. São mais de 100 peças expostas, de acordo com o egiptólogo Moacir Elias Santos, proprietário do Museu de Arqueologia.
Entre os objetos mostrados estão amuletos, jóias, estatuetas de deuses, de animais, peças de uso cotidiano e múmias. O acervo do Museu de Arqueologia de Ponta Grossa, que fornece as peças, tem mais de 600 objetos, parte deles em exposição e parte guardados. Elas foram confeccionadas pelo próprio Santos e também pelo artista Eduardo Vilela. Essa é, de acordo com Santos, a segunda exposição que o Museu faz no estado de Santa Catarina.
Hoje à noite haverá uma palestra inaugural sobre os costumes funerários dos antigos egípcios. A palestra, que será feita por Moacir Elias Santos, será voltada para convidados e ocorre a partir das 20 horas. A exposição é uma iniciativa da Ordem Rosacruz Pronaos de Jaraguá do Sul, e tem apoio do Museu Emílio da Silva, onde acontece a mostra, além da Secretaria Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul.
A exposição foi amplamente divulgada, de acordo com Santos, em escolas e universidades locais e a idéia é que ela atraia principalmente estudantes. Ela poderá ser vista até o dia 1º de novembro, mas há chances de que seja prorrogada. A entrada é franca e o Museu fica aberto de terças a sextas-feiras das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30, nos sábados das 09 às 12 horas, e aos domingos das 15 às 18 horas.
O Museu Emílio da Silva foi criado na década de 70 com o nome de “Museu Jaraguaense”, em referência ao nome da cidade. Na década seguinte ele recebeu o nome de Emílio da Silva. Pesquisador e professor de Jaraguá do Sul, Emilio da Silva registrou a memória da cidade e da região. O Museu tem 23 salas temáticas e tem como principal objetivo manter viva e difundir a história local junto à população.
Serviço
Exposição Cotidiano e Religiosidade no Tempo dos Faraós
Museu Emilio da Silva, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 247 – Jaraguá do Sul
De 22 de setembro a 01 de novembro
Entrada franca
Informações: +55 (47) 3371-8346

