São Paulo – Uma narrativa do passado contrasta com imagens atuais no videodocumentário que será exibido no Museu Mahmoud Darwish, em Ramallah, na Palestina. O curta mescla fotos e narrativa da época em que o imperador brasileiro Dom Pedro II passou pelo país árabe com imagens que retratam como estão os mesmos locais atualmente. A projeção da obra em solo palestino será no dia 12 de junho e terá, ainda, exposição fotográfica da viagem do monarca do Brasil. Na imagem acima, reprodução de trecho da obra.
A organização do evento é do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah. “As fotos [que aparecem no vídeo] são do caderno de viagens de Dom Pedro II, datam da década de 1870. A linguagem que usamos para o documentário foi justamente o locutor ler o caderno de anotações dele. Como se fosse o imperador falando e mostrando os lugares por onde passou, e como estão hoje”, contou à ANBA o embaixador Alessandro Candeas, chefe do escritório de Representação do Brasil em Ramallah.
O caminho percorrido pelo imperador começou pelo Norte e foi até o Sul da região conhecida como Terra Santa. “Ele percorreu locais onde há passagens bíblicas. Foi também uma peregrinação. Pegamos a foto antiga e a imagem de como o local está hoje, e fizemos uma sobreposição. A ideia é fazer esse diálogo diacrônico, entre tempos. Como era quando ele foi e como estão esses lugares agora”, disse Candeas.
A locução do vídeo é feita em português, com legendas em inglês. O lançamento da obra fez parte de comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado no ano passado. O documentário foi lançado em 02 de dezembro de 2022, em Jerusalém, na hospedagem onde Dom Pedro se instalou à época.
Agora, no dia 12 de junho, a exibição em Ramallah visa dar acesso a autoridades palestinas e brasileiros que vivem no país e ainda não puderam ver a obra. Para isso, o espaço escolhido foi o museu que homenageia um dos principais artistas palestinos. “Dom Pedro II era um estudioso. Como um humanista, ele se interessava pela cultura e pelo contraste local. E o Museu Mahmoud Darwish celebra esse que é o poeta mais importante da Palestina. Ele é maravilhoso, tem livros maravilhosos e sua forma muito sensível e doída de apresentar a realidade do palestino é extraordinária”, pontuou o embaixador.
O evento se dividirá entre a apresentação do vídeo e a exposição das fotos, que registram também a viagem de Dom Pedro II pelo Oriente Médio e estarão ampliadas em outro espaço do museu. O evento será aberto e gratuito.
A viagem
A iniciativa quer destacar a relação histórica entre as duas nações. “Poucas pessoas sabem que Dom Pedro II esteve na Palestina. Um dos objetivos é mostrar que ele fez essa peregrinação e a registrou. Depois dessa viagem, cresce muito a imigração de libaneses, sírios e palestinos para o Brasil”, apontou o diplomata.
A viagem, conta Candeas, influenciou na formação atual dos laços entre Brasil e Palestina. “Naquela época, da migração, muitos saíram de Belém (cidade palestina) e foram para o Nordeste do Brasil. Hoje, essa comunidade brasileira que mora na Palestina é filha daqueles que haviam migrado ao Brasil e, agora, voltaram. Hoje, temos uma nova comunidade de brasileiros nascidos na Palestina”, pontuou.
Serviço
A visita do Imperador brasileiro Dom Pedro II à Terra Santa
Dia 12 de junho, às 17h00
Museu Mahmoud Darwish, em Ramallah, na Palestina
Mais informações: er.brasil@itamaraty.gov.br