Emirates News Agency*
Nova Delhi – Ao afirmar que a agricultura é um dos principais assuntos da rodada de Doha para os países em desenvolvimento, o governo da Índia pediu hoje o término dos bilhões de dólares que os países desenvolvidos dão aos seus produtores agrícolas na forma de subsídios.
"Quando vemos como estas práticas comerciais de vários países desenvolvidos afetam adversamente a vida de nossas comunidades agrícolas empobrecidas, fica bastante clara a necessidade de levar estas negociações a um ponto que acabe com as distorções", declarou o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, em seu discurso na abertura da reunião do G-20 que está ocorrendo em Nova Delhi.
"Há tempos que a eliminação de todas os subsídios domésticos e para exportação são o principal objetivo do G-20", declarou o ministro, segundo a agência de notícias Press Trust of India (PTI).
Segundo o ministro, as múltiplas medidas protecionistas aplicadas pelos países desenvolvidos em detrimento dos produtores dos países em desenvolvimentos estão claras. Ele acrescentou que e necessário que sejam reduzidas tarifas para que commodities dos países pobres tenham maior acesso aos países ricos.
*Tradução de Mark Ament

