Geovana Pagel
São Paulo – O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Antonio Sarkis Jr., abriu hoje (14) pela manhã, o encontro de negócios entre empresários árabes e brasileiros, no Hotel Renaissance, em São Paulo, falando aos árabes sobre a importância das exportações na economia brasileira."Em 2004 o Brasil apresentou crescimento em torno de 5%, resultado, em grande parte, devido às exportações, que aumentaram 32% em relação a 2003", disse Sarkis.
A delegação árabe, composta por empresários da Jordânia, Iêmen, Iraque, Palestina e Líbano, terá entre hoje e amanhã uma série de atividades de negócios no país. Na abertura das atividades da missão, Sarkis lembrou ainda que o crescimento das exportações é fruto do empenho das empresas nacionais. "Elas reaprenderam a exportar, diversificaram seus mercados e a pauta de produtos vendidos ao exterior", disse Sarkis.
O presidente da CCAB ressaltou a importância dos países árabes no desempenho do comércio exterior brasileiro. "O fluxo do comércio entre o Brasil e as nações árabes ultrapassou os US$ 8 bilhões no ano passado, um aumento de quase 50% na comparação com 2003", falou Sarkis, acrescentando ainda que esse comércio pode crescer mais e ultrapassar os US$ 10 bilhões.
Os empresários da missão participam hoje e amanhã de rodadas de negócios. Cerca de 300 companhias brasileiras estão inscritas para participar dos encontros.

