Isaura Daniel
São Paulo – Olhando pela janela do hotel Sublime Ailleurs a paisagem é típica marroquina. Os tons terra, do chão de deserto, se misturam ao azul do céu e ao verde das palmeiras que rodeiam a construção. O Sublime fica em Marrakech, no meio de um palmeiral tombado pela Unesco, a cerca de quinze minutos do centro da cidade. Dentro do hotel um dos idiomas falados contrasta com o francês e o árabe que se ouve nas ruas do país. Ali se fala português. O Sublime Ailleurs é de propriedade de um brasileiro de Pernambuco, Augusto Rodrigues, e também de um grupo português chamado Evidência.
"Todos os nossos funcionários recebem aulas de português", conta Augusto Rodrigues. Ou seja, o atendimento, desde a recepção até o serviço de quarto, pode ser feito no idioma falado no Brasil. O hotel também atende em francês e inglês. Rodrigues, ex-diplomata, afirma que 10% dos hóspedes são brasileiros. O fato de ter um pernambucano na direção do hotel – é Rodrigues quem comanda a casa – facilita o atendimento ao gosto dos brasileiros. "Podemos até fazer caipirinha", afirma. A governanta do hotel, conta o empresário, sabe fazer feijoada. Também é possível conseguir guias turísticos que falam português.
Rodrigues afirma que está aumentando o número de brasileiros que visita o Marrocos. Ele acredita, porém, que o fluxo poderia ser muito maior se houvesse um vôo direto entre Casablanca e Rio de Janeiro ou São Paulo. No hotel Sublime Ailleurs, por exemplo, a grande maioria dos hóspedes é da Europa, principalmente da Inglaterra, França, Suíça e Bélgica. Como o hotel é de luxo – está entre os 150 mais luxuosos do mundo – da clientela fazem parte personalidades do show business internacional. Do Brasil, segundo o pernambucano, o hotel já recebeu as empresárias Yara Baumgart e Teresa Collor.
O Sublime Ailleurs foi criado há cinco anos e Rodrigues entrou na sociedade há quatro. O Marrocos na verdade já fazia parte da história do brasileiro. Rodrigues foi cônsul do Brasil em Rabat por cerca de dez anos e freqüenta o país árabe há cerca de trinta anos. "Sempre passei férias em Marrakech", conta. "A relação das pessoas com o tempo é o que mais me atrai no Marrocos. Aqui há tempo para se dar, para estar, para conversar com o outro, para si mesmo", explica. A simpatia e a generosidade do povo também levaram o brasileiro para o país árabe. "Sem falar na cultura, que é extraordinária", lembra Rodrigues.
O hotel
O hotel do brasileiro é cinco estrelas. Ele tem oito vilas internas, cada uma com suas suítes luxuosas e uma piscina. A tranqüilidade, em função da localização, afastada do burburinho do centro de Marrakech, é uma das principais características do empreendimento. Há um espaço no hotel chamado Ryad, composto de uma casa ao estilo marroquino com quartos e divisões construídos ao redor de um pátio central. O pátio conduz para uma piscina com cascata, onde costumam ficar espalhadas pétalas de rosas e também há espreguiçadeiras. A cozinha é marroquina e mediterrânea. Há também um spa no local. O hotel fica ainda próximo a três grandes campos de golf. A diária custa a partir de 191 euros por pessoa.
Sublime Ailleurs
Telefone: 00XX – 212 24 32 9644/46
E-mail: sublimeailleurs@wanadoo.net.ma
Site: www.sublimeailleurs.com

