Isaura Daniel
São Paulo – Cerca de 70 empresas expositoras da 34ª Couromoda, Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, querem exportar para o mercado árabe. A intenção foi manifestada à equipe da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está na feira divulgando informações sobre o mercado dos 22 paises da Liga Árabe. A Câmara Árabe participa da Couromoda, que começou ontem e segue até quinta-feira (18) no Parque Anhembi, em São Paulo, com um estande.
Além de prestar informações a quem passa no estande da Câmara, três profissionais da entidade foram até os estandes das indústrias brasileiras de calçados e artefatos e levar informações sobre o mercado árabe. De acordo com Francisca Barros, supervisora de Comércio Exterior da Câmara Árabe, o maior interesse manifestado pelas empresas é pelos mercados do Golfo Arábico e do Egito. A maioria das empresas que manifestou aos profissionais da Câmara interesse de vender para os árabes, segundo Francisca, é do segmento de calçados masculinos.
O secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, lembra que esse é justamente uma área da indústria de calçados que não vende muito para o mercado árabe. "Em calçados femininos e infantis estamos bem. Mas em calçados masculinos, só algumas empresas exportam para os árabes", afirma o secretário-geral. As vendas de calçados do Brasil para os árabes renderam US$ 28,54 milhões entre janeiro e novembro de 2006, sendo que 2,75 milhões de pares foram embarcados.
No mundo árabe há mercado, no segmento de calçados masculinos, principalmente em nichos de maior valor agregado, segundo Alaby. Os profissionais da Câmara Árabe recolheram os contatos das empresas brasileiras interessadas no mundo árabe para passar a elas contatos de importadores árabes.
Algumas das empresas visitadas ficaram de enviar seus catálogos para a Câmara Árabe para que sejam levados para a Feira Internacional de Cartum, mostra multissetorial que vai ocorrer entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro no Sudão. A entidade terá um estande na feira sudanesa. Um dos objetivos destas visitas a fabricantes brasileiros, em feiras, é justamente convidar empresas nacionais para participar de feiras e de missões no mundo árabe. No decorrer deste ano, por exemplo, a Câmara Árabe planeja organizar quatro missões a países árabes: uma ao Norte da África, uma ao Golfo Arábico, outra à Arábia Saudita e outra voltada ao setor de moda.
"A idéia de participar em feiras no Brasil é dar apoio a eventuais importadores árabes, de um lado, e de outro, colocar à disposição de empresas brasileiras a Câmara Árabe para que elas cheguem até importadores ou estabeleçam parcerias", explica Michel Alaby. Importadores árabes de calçados normalmente participam como visitantes da Couromoda. Já há confirmação da presença de tunisianos durante a mostra.

