São Paulo – Uma missão da Câmara de Comércio Árabe Brasileira desembarca na próxima semana em Dubai, nos Emirados Árabes, com expectativa de ampliar vendas de alimentos de valor agregado na feira supermercadista Gulfood, a maior da Liga Árabe, que ocorre de 13 a 17 de fevereiro. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da instituição, a comitiva será formada por oito empresas brasileiras.
Entre as participantes estarão a gigante BRF, além de indústrias e traders de café, açúcar, proteínas, frutas, especiarias e bebidas. Todas elas têm experiência em mercados externos, e algumas já são veteranas no mundo árabe, que vem intensificando a compra de alimentos do Brasil e outros países. Só no ano passado, a Liga Árabe adquiriu US$ 8,92 bilhões em alimentos brasileiros, alta de 9,52% sobre 2020.
“[Por essa razão,] a expectativa para a Gulfood é grande. Ano passado teve feira, mas numa versão menor por conta da pandemia. A variante ômicron atrapalhou um pouco os planos, mas o ânimo das brasileiras segue firme, até porque, além da Gulfood, a Expo 2020 segue em Dubai com bons números de visitantes e eventos para empresários”, diz a diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, em material divulgado.
Antes de embarcar, as empresas vão receber orientações sobre características dos mercados árabes, cultura negocial local e apoio para planejar ações de pós-feira para aumentar as chances de fecharem negócios. Um dos alvos prioritários são os importadores e varejistas de alimentos que vêm de todo mundo islâmico e de outros países da Ásia e da África à feira todos os anos em busca de fornecedores e, sobretudo, novidades.
Leite afirma que um dos objetivos é mudar a percepção desses compradores de que o Brasil, ao menos na feira, não tem tradição no fornecimento de valor agregado. “O potencial do Brasil nas commodities é bastante conhecido, mas queremos mostrar que podemos agregar com produtos de preparo rápido e em linha com as preferências das famílias árabes, que vivem vidas parecidas com as nossas, que querem praticidade”, diz.
Café, especiarias e açaí
No caso do café, por exemplo, o Brasil é fortemente associado aos melhores grãos verdes disponíveis no mercado. O país, no entanto, ainda não é visto como um possível fornecedor de cápsulas de café espresso, que, embora fabricadas e exportadas do Brasil para vários países, mal chegam em mercados árabes com o selo “Made in Brazil”.
Seguindo esse raciocínio, uma das participantes da missão, produtora de especiarias, vai aproveitar a Gulfood para verificar a aceitação de uma de suas linhas de ketchup já exportada para vários países junto aos varejistas árabes. “A ideia é justamente discutir a necessidade de formulações específicas para o consumidor árabe”, diz Leite.
Outra empresa já conseguiu avançar da venda de açaí in natura para a versão processada da fruta aos Emirados Árabes Unidos. No caso dela, a meta é ampliar a rede de venda, que inclui um crescente número de academias de jiu-jitsu de estilo brasileiro. No país árabe, a modalidade tem um crescente número de adeptos e já é ensinada até nas escolas. “Muitos exportadores ainda não olharam para os mercados árabes como deveriam”, avalia Leite. “Há um caminho a ser percorrido, e queremos desbravá-lo junto com as empresas nesta edição da Gulfood”, diz a diretora.
Apex-Brasil
Além da Câmara Árabe, outras instituições brasileiras levam empresas para a feira de alimentos em Dubai. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) organiza a participação de 67 companhias, e outras duas entidades com as quais a ApexBrasil tem projetos de internacionalização, levam mais 47 empresas: 30 pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e 17 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A Apex-Brasil divulgou expectativa de US$ 415 milhões em negócios.
A agência informou que neste ano a promoção do açaí está no foco da estratégia brasileira. O pavilhão nacional será decorado com motivos da fruta e degustação do produto, customizado especialmente por um chef brasileiro. Entre as ações promovidas no espaço brasileiro estarão dois cooking shows diários com o chef Bruno Ambar e cardápio especial de mocktails (coquetéis sem álcool) inspirados em músicas brasileiras; café e bebidas nele baseadas, açaí e outros. Também será usada uma plataforma digital para conectar compradores internacionais e empresas do Brasil.
Serviço:
Gulfood 2022
De 13 a 17 de fevereiro de 2022
Dubai World Trade Centre, Emirados Árabes Unidos
Site da feira