Marina Sarruf
São Paulo – As empresas brasileiras que participaram da Micam Shoe Event, feira internacional de calçados na Itália, fecharam novos negócios com importadores árabes. A mostra, que foi realizada entre os dias 21 e 24 de setembro em Milão, contou com 27 empresas do Brasil, que fazem parte do Brazilian Footwear, programa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
A Sapatoterapia, por exemplo, fabricante de calçados masculinos sediada em Franca, interior de São Paulo, fechou negócios com distribuidores e lojistas da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait. De acordo com o gerente de vendas internacionais da empresa, Ricardo Tonon, vão ser embarcados cerca de 10 mil pares de sapatos para a região. Os principais modelos escolhidos pelos árabes foram os calçados sociais em couro de pelica e sola de borracha.
Atualmente cerca de 10% das exportações da empresa já são destinadas ao mercado árabe mas, segundo Tonon, com os novos negócios as vendas deverão dobrar para o Oriente Médio. “O mercado árabe é um dos principais para ser desenvolvido pela nossa empresa”, afirmou.
A Sapatoterapia exporta para 28 países e as vendas para o mercado árabe começaram há dois anos. “Trabalhamos com 16 linhas de sapatos. Todas visam o conforto”, disse o gerente de exportações da empresa, Daniel Figueiredo. Segundo Tonon, esse conforto se deve ao forro de couro de carneiro e a palmilha, que é costurada diretamente no cabedal dos sapatos. A companhia produz 2,4 mil pares por dia e exporta 1,5 mil pares.
Outra empresa que fechou negócio na feira foi a Siboney, fabricante de sapatos femininos, sediada em Igrejinha, no Rio Grande do Sul. A companhia conquistou um cliente no Egito, onde ainda não atuava. De acordo com o diretor de exportação da Siboney, Wilmar Robinson, além do Egito, foram feitos bons negócios com representantes da Grécia, Tailândia, Chipre, Chile e Estados Unidos.
Segundo Robinson, os pedidos feitos na feira deverão ocupar um mês de produção da empresa, que tem capacidade para fabricar três mil pares por dia. Atualmente, a Siboney destina 60% de sua produção para o mercado externo. Entre os países árabes que a empresa já exporta estão Arábia Saudita, Líbano, Kuwait, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Omã.
Os destaques do estande da Siboney na feira foram os sapatos de salto baixo e médio, as estampas de animais com pêlos de zebra e leopardo e as cores metálicas. A empresa expôs 14 linhas de calçados na Micam.
A empresa Ghetz, que também trabalha com uma linha de calçados confortáveis, a Anatomic Gel, não chegou a fechar negócios com países árabes, mas recebeu visitas de importadores do Catar.
Micam
A feira contou com a participação de mais de 1,6 mil expositores, sendo 519 estrangeiras, localizados numa área de 72,8 mil metros quadrados. Mais de 44 mil pessoas visitaram a feira, o que representou um aumento de 5,7% em relação a edição do no passado. A Micam é uma das maiores feiras do setor de calçados da Europa.

