Da Redação*
São Paulo – A empresa de pesquisas jordaniana Arab Advisors Group fez entre os meses de novembro de 2004 e janeiro de 2005 um estudo sobre o uso de equipamentos de mídia e telecomunicações na Jordânia. Segundo informações do site árabe de notícias econômicas Menareport.com, o trabalho mostrou que 76% dos domicílios do país têm telefone fixo e 71% têm linha celular.
A pesquisa mostra também que a grande maioria das casas do país, 91%, recebe sinal de televisão por satélite; que 49% recebem transmissão de TV via cabo; que a maior parte dos Jordanianos, 83%, assiste principalmente a noticiários; e 78% assistem a programas de entretenimento.
Ainda com relação às telecomunicações, o estudo mostra que o telefone fixo é modo mais usado para fazer ligações internacionais, em 41,7% dos domicílios, 28,4% que utilizam o celular para fazer esse tipo de chamada.
Para realizar a pesquisa, sempre de acordo com a Menareport.com, a empresa entrevistou 606 pessoas em três das principais cidades da Jordânia (Amã, Irbid e Zarqa). O estudo foi feito em domicílios selecionados ao acaso em diferentes áreas das cidades, proporcionalmente à população desses bairros. Todas as pessoas que responderam ao questionário tinham mais de quinze anos de idade. A margem de erro é de 5,25%.
Arab Advisors Group
A Arab Advisors Group é uma empresa de pesquisa, análise e consultoria especializada em comunicação, mídia e tecnologia no mundo árabe (Oriente Médio e Norte da África). Os principais serviços prestados pela companhia incluem análise baseada em pesquisas, estudos de potencial de mercado e de cenário competitivo e regulatório. Ela também executa pesquisas de mercado, de desenvolvimento tecnológico, de oportunidade de mercado e faz análise de riscos.
A sede da empresa fica em Amã e os principais países nos quais ela atua são Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Palestina, Síria, Sudão e Tunísia.
País
A Jordânia tem uma população de 5,2 milhões de habitantes. O país faz fronteira ao norte com a Síria, ao leste com o Iraque, ao sul com a Arábia Saudita e oeste com Israel.
O país é o segundo maior exportador de fosfatos no mundo e ainda possui reservas de minério, petróleo e gás a serem exploradas. É membro da Liga dos Países Árabes e aderiu à Organização Mundial de Comércio (OMC) em 2000. Os principais fornecedores do país são Alemanha, Estados Unidos, Itália e França.
Em 2004, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações brasileiras para a Jordânia somaram US$ 63,3 milhões e as importações US$ 411 mil. Os principais produtos exportados pelo Brasil foram chapas e tiras de alumínio, carne de frango e chassis com motor para veículos. O Brasil importou principalmente inseticidas e medicamentos do país árabe.
Para explorara mais o potencial de comércio entre os dois países, uma missão de 49 empresários árabe virá a São Paulo para participar de rodadas de negócios com companhias brasileiras nos dias 14 e 15 deste mês. Embora a missão vá contar também com empresários do Iraque, Líbano, Palestina e Iêmen, a maior delegação será a jordaniana com 18 integrantes. As empresas do Brasil interessadas em participar podem se inscrever junto à Câmara de Comércio Árabe Brasileira (ver contato abaixo).
Comércio cresceu em 2004
A corrente comercial da Jordânia (importações mais exportações) cresceu 34,4% entre janeiro e novembro de 2004, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo um relatório do Ministério da Indústria e Comércio do país citado pelo Menareport.com.
As exportações, de acordo com o relatório, aumentaram 40,3% no período e as importações 37,4%. O aumento das vendas externas foi impulsionado pelo setor têxtil que registrou um aumento de 47,8% nos embarques. Já as exportações de cimento, porcelanas e tapetes diminuíram. As importações de petróleo bruto da Jordânia aumentaram em 64,6%.
Os Estados Unidos são o principal importador dos produtos jordanianos, representando 30,9% do total exportado pelo país árabe; seguido pelo Iraque, com 15,6%; Índia, com 7,6%; Arábia Saudita, com 5,6%; e a Síria com 4,1%.
Contato
Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB)
Setores de Marketing ou de Comércio Exterior
Tel: +55 (11) 3283-4066
marketing@ccab.org.br
comex@ccab.org.br
*Tradução de Mark Ament

