Tunis Afrique Presse*
Melbourne – Oussama Mellouli é o primeiro campeão mundial de natação da Tunísia. Mellouli venceu a final dos 800 metros nado livre ontem (28). O nadador tem 23 anos de idade. Ele terminou a prova em sete minutos, 46 segundos e 95 centésimos. A prata ficou com o polonês Przemyslaw Stanczyk e o bronze, com o australiano Craig Stevens.
O também australiano Grant Hackett, duas vezes campeão do mundo e detentor do recorde mundial, terminou a prova em sétimo lugar. Foi a primeira grande prova de que participou desde que sofreu uma cirurgia no ombro, há mais de um ano.
No domingo (25), Mellouli já havia conquistado a medalha de prata na prova dos 400 metros nado livre. Hackett ficou em terceiro lugar na prova dos 400 metros no domingo, quando Park Tae-Hwan tornou-se o primeiro campeão mundial da Coréia do Sul. Mas nos 800 metros, Hackett não conseguiu acompanhar seus adversários e terminou quase uma volta atrás de Mellouli e terminou em sétimo.
A Tunísia é mais conhecida por seus jogadores de futebol e corredores. Mellouli colocou o país norte-africano no mapa mundial da natação ao ganhar duas medalhas de bronze no último campeonato mundial, realizado em Montreal, no Canadá, há dois anos.
Oussama Mellouli nasceu em Túnis, capital da Tunísia, cursou faculdade em Marselha e atualmente vive nos Estados Unidos. "Fiz meu bacharelado em Marselha e em seguida me mudei para Los Angeles para continuar meus estudos", disse ele.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

