Dubai – Conhecer o deserto de Dubai está longe de ser uma experiência típica com beduínos e longos passeios no lombo de camelos. O chamado "safári" no emirado é feito em um carro 4X4, com ar condicionado, que leva o turista a um acampamento confortável com lojas de produtos típicos, banheiros e shows de dança. Diferente do que se esperava? Pode ser, mas vale a pena conferir.
O carro pega o visitante no hotel por volta das 15 horas e o transporta até a região de Nazwa, a cerca de 80 quilômetros do centro de Dubai. A primeira parada é em um supermercado, onde centenas de turistas compram lenços, água e outros apetrechos. Dali para frente é só estrada e areia.
Antes de entrar no deserto, os guias param os carros para tirar a pressão dos pneus. Dessa forma, os carros conseguem subir e descer com velocidade pelas dunas. É a primeira parte do tour e é bom se segurar. Acostumados com o passeio, os guias não tem dó em sacudir os turistas dentro do carro. Melhor não comer muito antes de ir.
Parando o carro, é possível contemplar a vista. Areia por todos os lados, uma areia vermelha e fina. Um belo cenário para fotos e um bom momento para se pensar como era a vida na região antes da descoberta do petróleo e da chegada de tantos estrangeiros que hoje habitam o país.
Em geral, sexta-feira costuma ser o dia mais procurado pelos turistas para conhecer o deserto do emirado. Na Desert Gate, empresa contratada pela reportagem da ANBA para fazer o passeio, são cerca de 250 pessoas transportadas a cada sexta. Mas isso vale para os meses de inverno. No verão, esse número cai para 15 pessoas.
Chegando ao acampamento, mesas baixas e tapetes já estão organizados para acomodar os diversos grupos de turistas que chegam ao mesmo tempo. Nas laterais do local, lojas de tapete, artesanato, espaço para experimentar roupas típicas, fazer pintura de henna nas mãos e fumar xixa (narguilé). Antes de entrar, porém, é possível tirar foto com falcões e subir em um camelo, só para dar uma voltinha rápida.
A comida é farta, sanduíches de shawarma de frango abrem a refeição, que segue com jantar incluindo arroz basmati, peixe, massa, carne assada, pães, grão de bico, uma variedade de doces e refrigerantes à vontade.
A bailarina de dança do ventre abre o show da noite. Com graça, ela apresenta os diferentes ritmos da dança árabe. Para fechar o passeio, o equilíbrio do dançarino de tanura (tipo de dança) encanta a plateia. Girando sem parar, ele ergue e abaixa as diversas camadas de uma saia colorida. Com pequenos guarda-chuvas nas mãos, não se vê mais o artista, só o colorido da roupa e depois das luzes que se acendem na própria vestimenta.
O fim do show é também o final do passeio. Os turistas voltam aos seus hotéis e o deserto volta ao seu silêncio natural.
Contato
Desert Gate
Tel.: + 971 4 442 1155
Site: http://dubaidesertgate.com
Desert Safari: 290 dirhans, cerca de R$ 290