São Paulo – A Nasdaq Dubai, bolsa de valores dos Emirados Árabes Unidos, vai negociar ações de 12 companhias sauditas no mercado futuro a partir de setembro deste ano. De acordo com informações divulgadas pela bolsa, o intuito é despertar o interesse dos investidores por papeis da Arábia Saudita.
As empresas representam 43% da bolsa de valores saudita Tadawul e são algumas das maiores companhias do Oriente Médio, com capital somado de 859 bilhões de riais sauditas, o equivalente a US$ 229 bilhões. Elas são de segmentos como o imobiliário, petroquímico, bancário e de transportes.
As companhias são a Saudi Basic Industries Corporation (Sabic), Al Rajhi Bank, Alinma Bank, Almarai Company, Dar Al Arkan Real Estate Development Company, Etihad Etisalat Company, Rabigh Refining and Petrochemical Company, Saudi Arabian Mining Company, Saudi Cement Company, Saudi Electricity Company, Saudi Kayan Petrochemical Company e Altayyar Travel Group. As ações serão negociadas em riais sauditas.
O presidente executivo da Nasdaq Dubai, Hamed Ali, se disse muito satisfeito em poder oferecer aos investidores novas ferramentas de hedge e alavancagem. “O lançamento destes papeis em Dubai reflete as crescentes sinergias entre os mercados de capitais do Conselho de Cooperação do Golfo”, disse, em referência ao bloco econômico formado por Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã, Catar, Bahrein e Kuwait.
A Nasdaq Dubai lançou negociações no mercado futuro de ações em setembro de 2016, com sete empresas listadas. Desde então esse número passou para 17. Em fevereiro deste ano também foram lançados os índices de ações no mercado futuro. Em maio a bolsa anunciou que ofereceria as ações da Arábia Saudita, mas sem indicar as empresas.