Cairo – A Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez anunciou o sucesso do abastecimento de um navio porta-contêineres com combustível verde (metanol verde) na área oriental do Porto Said, localizado no Canal de Suez, no Egito. O processo de reabastecimento levou aproximadamente seis horas, sendo o primeiro do tipo no Egito, na África e no Oriente Médio, segundo informações da Autoridade.
Com esse novo passo, o Egito procura restaurar o seu papel na prestação de serviços de abastecimento de navios, seja com combustíveis convencionais ou verdes, e assim maximizar a utilização dos seus portos marítimos no Mar Vermelho e no Mediterrâneo.
Um comunicado emitido pela Zona Econômica do Canal de Suez do Egito informou o abastecimento do navio porta-contêineres da empresa de transporte marítimo Maersk. O navio foi abastecido pela barcaça Lara S, da prestadora de serviços OCI Global, que atua na área de abastecimento de navios com combustível verde e é a maior produtora de combustível à base de metanol do mundo.
O navio porta-contêineres foi abastecido com 500 toneladas no Terminal de Contêineres do Canal de Suez, principal operador do porto de Porto Said Oriental. Esse volume de abastecimento é o maior em comparação com o abastecimento do mesmo navio com metanol verde em suas duas paradas anteriores, na Ásia, como parte de uma viagem até a Europa.
Os esforços da Zona Econômica do Canal de Suez para transformar seus portos em centro regional para abastecimento de navios se dá em meio ao trabalho do país para instalar na região indústrias de combustível verde, indústrias de alimentos e complementares, a fim de maximizar o aproveitamento de todo o potencial oferecido por sua localização geográfica única, em comparação com outras zonas econômicas concorrentes.
Traduzido do árabe por Georgette Merkhan