São Paulo – O objetivo é exportar 44% mais em 2010, com US$ 77 milhões em vendas externas. No ano passado, a Cocamar Cooperativa Industrial, do Paraná, no Sul do Brasil, fechou o ano com US$ 54 milhões comercializados lá fora, num total de 126,7 mil toneladas de produtos enviadas para destinos como a Europa, a Ásia e a América Norte. Agora, o crescimento se dará a partir das vendas de bens com maior valor agregado e da conquista de novos e promissores mercados, como o Oriente Médio.
Nessa linha, ganham força itens como os néctares feitos com frutas tropicais e as bebidas à base de soja. Hoje, o segmento já ocupa o terceiro lugar no ranking dos mais exportados da cooperativa, ficando atrás apenas do farelo de soja e do suco concentrado e congelado de laranja.
“O setor de bebidas da Cocamar deve ter uma expansão de 20% na produção e de 66% nas exportações este ano”, diz o gerente comercial de Produtos de Varejo da cooperativa, Marco Roberto Alarcon. Segundo ele, o Oriente Médio está entre os mercados mais importantes a serem trabalhados em 2010. “Vendemos hoje para quatro países árabes e pretendemos ampliar esse número”, afirma.
As primeiras vendas dos paranaenses para os árabes foram fechadas durante a última Gulfood, feira de alimentos realizada em Dubai, em fevereiro. E consistiram em néctar de fruta e bebidas à base de soja. “Nosso néctar caiu no gosto do consumidor árabe”, garante Alarcon.
O executivo diz ter fechado negócio com alguns compradores logo após eles terem experimentado os produtos, na própria Gulfood. Entre os sabores que mais fizeram sucesso estão variedades como guaraná com açaí. “Sabores tropicais têm muito apelo no exterior”, explica Alarcon, completando que as bebidas da Cocamar chegam hoje a 15 diferentes países.
Outra linha que será alvo das atenções da cooperativa em 2010 é a de óleos essenciais, matérias-primas muito procuradas fora do Brasil. É o caso, por exemplo, do óleo tirado da casca da fruta, usado pela indústria de perfumes e com demanda alta em países como a França.
A Cocamar espera produzir 600 toneladas de óleo essencial este ano e vender a US$ 2 mil a tonelada. Para se ter uma ideia, são necessárias oito caixas de frutas para obter apenas um quilo de óleo, o que justifica o alto valor agregado do produto.
A Cocamar teve um faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2009 e espera atingir R$ 1,4 bilhão este ano. A sede da cooperativa, que está entre as cinco maiores do setor agropecuário do país, fica em Maringá, a 410 quilômetros da capital do Paraná, Curitiba. Ao todo, a Cocamar reúne 6,1 mil de produtores rurais associados que atuam no recebimento e comercialização de produtos agrícolas como soja, milho, café, trigo e laranja e na industrialização desses itens.