Marina Sarruf
São Paulo – O ministro das Finanças da Arábia Saudita, Ibrahim Abdulaziz Al-Assaf, afirmou ontem (05) que será marcada uma reunião entre representantes do Mercosul e do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) para avançar nas negociações do acordo de livre comércio entre os dois blocos. O encontro deverá ocorrer no final de maio na Arábia Saudita. O ministro deu a declaração durante encontro com representantes das câmaras árabes de comércio sediadas fora do mundo árabe, entre eles o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
A reunião de ontem fez parte da agenda do encontro anual das câmaras, que ocorre em Riad. O GCC – bloco econômico formado pela Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã – começou a negociar um tratado com o Mercosul durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), realizada em maio de 2005, quando foi assinado um acordo-quadro entre as duas partes.
De acordo com Alaby, o bloco árabe também negocia um acordo de livre comércio com a União Européia, por isso é preciso um esforço dos países sul-americanos para avançar nas negociações e evitar a perda de oportunidades.
Durante o encontro de ontem, Al-Assaf afirmou também que vai participar da reunião de ministros da área econômica dos países árabes e sul-americanos, que vai ocorrer em Quito no Equador, nos dias 25 e 26 de abril.
Esta será a segunda reunião de ministros das duas regiões este ano. A primeira, de ministros da Cultura, foi realizada em Argel, capital da Argélia em janeiro. Em Quito, os participantes vão discutir assuntos como comércio e investimentos. Estes encontros servem para dar continuidade às decisões da Cúpula Aspa.
Ainda ontem, Alaby entregou ao ministro a apresentação que ele fez na terça-feira (04) no Hotel Radisson, em Riad, sobre uma série de propostas para ampliar o comércio e os projetos conjuntos entre países árabes e sul-americanos. "Também falei um pouco sobre o Brasil para ele", disse.
Alaby e uma comitiva de 40 pessoas também tiveram um encontro com o governador de Riad, Salman bin Abdul Aziz. "Foi uma visita de cortesia. Ele é um homem muito querido e inteligente", afirmou. Alaby disse ainda que seria um prazer receber o governador no Brasil.

