São Paulo – A edição deste ano da Feira Hospitalar promete movimentar os negócios entre árabes e brasileiros. A fabricante nacional de equipamentos para neonatais Fanem abriu um escritório na Jordânia, em janeiro, para aumentar suas vendas no mundo árabe. No sentido inverso, a egípcia Euromed se prepara para abrir um escritório em São Paulo em breve. Até sexta-feira (27), a Hospitalar 2011 receberá rodadas de negócios que devem aquecer mais as vendas entre brasileiros e árabes no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o vice-presidente da Euromed, Wael Reda Abdou, a empresa vai começar a operar nos próximos dias um escritório em São Paulo. O local ainda não está definido, mas ele garante que a companhia ficará na região da Avenida Paulista. E aproveita o evento para encontrar parceiros e compradores. “Nossa meta é vender US$ 50 milhões por ano para o Brasil em 2014. Ter um escritório em São Paulo nos permitirá atuar próximos dos compradores e assessorar melhor nossos clientes”, disse.
A Euromed fatura, em média, US$ 6 milhões por ano com as vendas para o Brasil, seu melhor comprador entre os 36 países para os quais vende seus produtos. Ainda neste ano, a empresa deverá aumentar de dois para dez a quantidade de produtos que coloca no mercado nacional. Embora seja um importante comprador, o Brasil também impõe desafios à Euromed. Segundo Abdou, a empresa está adaptando uma linha de produção para atender às exigências nacionais. “Vale a pena, pois o Brasil é um grande comprador, um grande parceiro nosso”, diz.
Se a Euromed se prepara para chegar ao país, a Fanem expande suas operações no mundo árabe. A empresa sediada em Guarulhos abriu um escritório na Jordânia em janeiro. Atualmente, 80% da receita da fabricante de equipamentos médicos neonatais, de biossegurança e de laboratórios é obtida no Brasil. Os outros 20% do faturamento da empresa de Guarulhos vêm das exportações. Nesse setor os árabes contribuem com 35% do total e sua participação está crescendo. A empresa espera ampliar mais sua participação naquela região.
Nesta terça-feira (24), durante a visita do CEO da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby, ao estande da Fanem, o diretor industrial da companhia, Djalma Luiz Rodrigues, afirmou que a empresa pretende ampliar sua participação na região. O principal mercado da Fanem no mundo árabe é o Iraque, seguido por Arábia Saudita e Marrocos. "Acredito que o Iraque ainda pode crescer muito e queremos colaborar com a melhoria da qualidade de vida do país. O Sudão também apresenta grandes oportunidades", diz.
Os três profissionais do escritório na Jordânia se dividem na venda, assistência e treinamento nos equipamentos da companhia brasileira. Em setembro, a empresa vai abrir sua fábrica em Bangalore, na Índia. Esta linha de produção, contudo, vai abastecer o mercado local. “A princípio, essa fábrica vai atender o mercado indiano, mas, no futuro, ela poderá servir aos outros países da região”, afirma Rodrigues.
A Feira Hospitalar fica no Expo Center Norte até esta sexta-feira (27). O evento vai receber rodadas de negócios. Outras empresas do mundo árabe, como a egípcia Pharmaplast, se preparam para fechar vendas durante a Hospitalar.