São Paulo – A Nekta Global Brasil celebrou negócios durante a Abu Dhabi International Food Exhibition (Adife), feira do setor de alimentos e bebidas realizada na capital dos Emirados Árabes Unidos entre terça-feira (26) e esta quinta-feira (28). Essa e outras companhias árabes e brasileiras participaram da mostra no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A Nekta é especializada em desenvolvimento e intermediação de negócios nos setores de alimentos, água e energia. De acordo com o CEO da companhia, Regean Gomes, a participação na Adife foi “extremamente produtiva”, pois a Nekta fechou negócios e ele realizou contatos com diversos compradores.
“Negociamos açúcar, açaí, café especial e castanha-do-pará, um produto novo no mercado árabe, no modelo de joint venture com empresas locais. Esses resultados reforçam o potencial do evento como uma plataforma estratégica para concretizar oportunidades comerciais, especialmente pelo perfil do público [que é] formado por decisores e executivos do mundo árabe”, afirmou Gomes à ANBA.
Gomes disse que os produtos que mais chamaram a atenção dos potenciais importadores foram açaí, castanhas brasileiras e café. A empresa, disse, apresentou também tecnologias utilizadas na indústria brasileira para melhorar a qualidade da água para agricultura. Para Gomes, a Adife é oportunidade de apresentar produtos e expandir a marca para além dos Emirados. “Estamos em contato com diversos países árabes e com mercados na África, ampliando significativamente nosso alcance e potencial de negócios”, afirmou.
Abu Dhabi como plataforma para novos mercados
Coordenador comercial para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) e do Levante da Câmara Árabe, Noury Dweidary, disse que a Adife proporcionou aos expositores a oportunidade de reativar contatos com antigos clientes e encontrar novos compradores no setor privado, entre empresas públicas e varejistas, além de ter acesso a “clientes internacionais” do Golfo, do extremo Oriente, África e Europa. GCC é o grupo formado por Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Levante é a região em que estão Iraque, Palestina, Síria, Jordânia e Líbano.
“Podemos considerar que esses contatos [que as empresas fizeram] têm potencial para serem convertidos em negócios e contratos fechados se ambos os lados acompanharem e concordarem com as próximas etapas, procedimentos e cronogramas”, afirmou Dweidary. Nesta quinta-feira (28), o estande brasileiro foi visitado pelo embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Romeiro.
Participaram da mostra, além da Nekta, as brasileiras BRF e Minerva Foods, de processamento de carnes, Açaí Spot, de açaí, a trading Portal do Futuro e a Brazilian Gateway, companhia de promoção de negócios entre o Brasil e os países árabes. Entre empresas árabes estiveram presentes PGA Trading, Maatouk, Morshy e Oriental Fruits.
Leia também:
Brasil e Emirados: agronegócio precisa de parceria
Corretora cria fundos para Brasil e Emirados