Algérie Presse Service*
Argel – Durante um encontro dos chefes de estado da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad), nesta quarta-feira, foi decidido que a organização será incorporada à União Africana no prazo de um ano após junho de 2007.
"Haverá um período de transição de um ano entre junho de 2007 e junho de 2008, para alcançar a integração total", informou o presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, chefe do programa da implementação da Nepad durante uma entrevista coletiva ao final da cúpula. Após a integração, a Nepad continuará "dando apoio aos projetos regionais que desenvolve e coordenando os esforços de vários países", explicou o nigeriano.
De acordo com o presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, a Nepad teve grande influência desde sua fundação em 2001, "permitindo que observadores africanos observem assuntos políticos e econômicos nos países da região".
A Nepad foi criada em 2001, um ano antes da formação da União Africana e inclui 20 países: Argélia, África do Sul, Angola, Botsuana, Camarões, Congo, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Quênia, Líbia, Mali, Maurício, Moçambique, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal e Tunísia. A União Africana inclui todos os países do continente exceto o Marrocos.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

