São Paulo – A Nestlé tem planos de dobrar de tamanho no Brasil até 2012, segundo o seu presidente, Ivan Zurita. A empresa pretende alcançar a meta tornando-se mais agressiva comercialmente e também dando atenção a novos segmentos de mercado. As informações foram dadas por Zurita durante um seminário ontem (19) em São Paulo.
"Não se pode reduzir investimentos em épocas de turbulência", afirmou Zurita, referindo-se à crise financeira internacional. Para ele, o atual cenário deve ser um incentivo aos investimentos. A Nestlé dobrou o seu faturamento no Brasil nos últimos oito anos e se tornou a segunda unidade da companhia em receita em todo o mundo.
Nos últimos anos, segundo Zurita, a empresa aturou fortemente nas classes C, D e E, o que acabou provocando uma melhor distribuição do consumo. Antes 80% das vendas da companhia estavam concentradas em São Paulo e no Sul do País, hoje essa participação caiu para 67%. Segundo ele, R$ 1 bilhão da receita da empresa vem da baixa renda.
"Até então nunca tínhamos criado um modelo para atender as classes baixas. Passamos um longo tempo estudando como funciona o dia-a-dia dessas pessoas, de forma a entender suas necessidades e oferecer produtos afins. Hoje temos seis mil vendedoras porta-a-porta porque sabemos que esses consumidores têm pouco tempo para as compras”.
Durante o seminário, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Zurita defendeu a abertura de mercado e acordos bilaterais como forma de fomentar as empresas brasileiras. "Se abrirmos nossas fronteiras, ninguém pode concorrer conosco. Em todas as áreas, somos altamente competitivos", disse o presidente da Nestlé.

