São Paulo – A Nestlé, maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, deverá investir US$ 400 milhões no Oriente Médio nos próximos três anos. A estimativa é de diretores da companhia e foi divulgada pelo site Arabian Business.
Nesta quinta-feira (09), durante a inauguração de uma nova fábrica em Dubai – primeira unidade de produção de doces a ser aberta pela Nestlé no mundo em mais de uma década -, a companhia informou que também tem planos de duplicar seus negócios na região até 2017.
"O Oriente Médio, com seus 200 milhões de habitantes, tem grande potencial para nós, e [a Nestlé] vem crescendo de forma constante [no mercado da região]," afirmou Paul Bulcke, CEO da companhia. "No ano passado, a região contribuiu com cerca de US$ 1,5 bilhão para as receitas do grupo. Já investimos quase US$ 500 milhões na região desde a criação da Nestlé Oriente Médio, em 1997", disse Bulcke.
Bulcke disse que os mercados emergentes foram responsáveis por aproximadamente 35% do faturamento do grupo e que pretende aumentar a taxa para 45% "nos próximos anos". "Nossa meta é duplicar nossos negócios na região até 2017 e atingir um faturamento de US$ 3,3 bilhões" afirmou o presidente e CEO da Nestlé Oriente Médio, Yves Manghardt. "Para tanto, vamos precisar de um crescimento de mais de 100%", destacou.
"Um fator que deve nos ajudar no ano que vem será a criação de uma joint-venture na Arábia Saudita", explicou Manghardt. "Seremos a primeira companhia internacional a cuidar das vendas e da distribuição por nossa conta", disse ele.
O Oriente Médio é responsável por entre 1,5% e 2% das vendas da Nestlé no mundo. Para o vice-presidente executivo da Nestlé para Ásia, Oceania, África e Oriente Médio, Frits Van Dijk, as vendas da companhia na região deverão crescer mais rapidamente do que as vendas no mundo todo.
Fábrica em Dubai
A nova fábrica da Nestlé em Dubai tem área construída de 48 mil metros quadrados, 555 funcionários e vai produzir, enlatar e embalar diversas marcas da companhia, como leite em pó da marca Nido, chocolates Kit Kat e água engarrafada Nestlé Pure Life.
A Nestlé Oriente Médio, que produz e vende marcas como Nido, Kit Kat, Quality Street, Nescafé e Maggi, registrou faturamento superior a US$ 1,4 bilhão em 2009. Com 17 fábricas e 37 escritórios, a divisão regional da Nestlé tem mais de sete mil funcionários.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

