O Boletim da ANBA desta sexta-feira (04) traz como destaque a participação árabe na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que será realizada na próxima semana, em São Paulo. Pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira receberá expositores do Egito, Sudão, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Tunísia, num total de 19 companhias. São fornecedores de azeitonas, azeite de oliva, tâmaras, especiarias, hibisco, goma arábica, bebidas e biscoitos. “É de extrema importância participar desta que é a maior feira supermercadista da região [da América do Sul]”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Leia também reportagem sobre a palestra do reitor da Universidade Espírito Santo de Kaslik (Usek), do Líbano, Georges Hobeika, na Câmara Árabe. O evento marcou o lançamento do Projeto Memória da Imigração Sírio-Libanesa no Brasil, fruto de um acordo assinado entre a universidade e a entidade brasileira. O objetivo é a preservação de documentos históricos como fotos, cartas, certidões, jornais e revistas por meio da digitalização. “Seria um crime deixar esta memória se perder”, destacou Hobeika. A instituição de ensino ficará responsável por ceder o equipamento e treinar uma pessoa para o trabalho no Brasil, e a Câmara por contratar este profissional e coletar material junto à comunidade. “É um projeto contínuo da Câmara Árabe, em seus 65 de trabalho, divulgar a cultura árabe no Brasil”, acrescentou Hannun.
Saiba ainda que um levantamento da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) mostra que os Emirados foram o 18º destino mais procurado por brasileiros interessados em fazer intercâmbio no ano passado. O país – que sequer aparecia na lista em 2016 - ficou à frente de alguns destinos tradicionalmente demandados como México, Holanda e Japão.