Leia no Boletim da ANBA desta quarta-feira (05) que a recém-criada Câmara de Comércio Árabe-Moçambicana quer usar a experiência da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para avançar em seu trabalho. Uma delegação da instituição africana esteve na sede da entidade brasileira, em São Paulo, para conhecer seu funcionamento. O grupo pediu também apoio para ingressar na União das Câmaras Árabes e para reconhecimento junto à Liga Árabe. “Essa é a primeira câmara que estamos visitando e é esse o motivo da nossa viagem ao Brasil. Nosso maior objetivo é ter o apoio da Câmara Brasileira, ter isso como nosso apadrinhamento”, afirmou o presidente da organização de Moçambique, Sérgio Matos (esq., na foto). A Câmara Moçambicana foi fundada há apenas seis meses e já tem 63 empresas associadas.
Saiba também que o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) promoveu um debate sobre os desafios do novo governo brasileiro na política externa, no Espaço Câmara Árabe. “Lá fora, estão esperando para ver o que acontece aqui dentro”, disse o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Irice. “A tarefa do Itamaraty e do governo brasileiro a partir de primeiro de janeiro se coloca em duas grandes vertentes, a primeira é reinserir o Brasil no fluxo dinâmico da economia e do comércio internacional, e a segunda, fortalecer a voz do Brasil no cenário internacional, nos organismos internacionais, sempre de acordo com os interesses brasileiros”, acrescentou.
Confira ainda detalhes do concurso Design Export, que oferece apoio técnico e financeiro para empresas brasileiras desenvolverem o design de produtos e embalagens. O objetivo é incentivar o uso do design pela indústria como ferramenta estratégica para aumentar e fortalecer as exportações.