Eventos sobre o Egito e a Palestina são destaque do Boletim da ANBA desta quarta-feira (17). De 22 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro, será realizada uma semana inteira de atividades sob o tema “Nefer, a beleza no Egito Antigo”. Promovida no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do RJ (Unirio), a programação contará com exposição de arte, palestras, desfiles, narração de histórias e aplicação de maquiagem egípcia. As apresentações vão girar em torno de quatro rainhas da Antiguidade – Nefertiti, Nefertari, Hatshepsut e Cleópatra – e da deusa Ísis. “A ideia é seduzir com a parte estética, mas passar também uma mensagem, trabalhar a sensibilidade das pessoas para o que realmente importa, que é o respeito pelo outro, seja ele completamente diferente de nós, e o empoderamento feminino”, disse Márcia Machado (foto acima), uma das responsáveis pela iniciativa, à jornalista Isaura Daniel.
Em São Paulo, na próxima semana também, o Centro de Estudo Árabes e o Instituto de Relações Internacionais da USP realizam a segunda edição da Conferência Internacional sobre a questão da Palestina, com o título “Oslo aos 25: A Paz Elusiva”, em referência aos acordos de paz assinados na capital norueguesa há 25 anos, entre o então presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, e o primeiro ministro de Israel na época, Yitzhak Rabin, e mediados pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. “Queremos debater sobre os problemas e falhas que levaram ao fracasso desse acordo”, disse Arlene Clemesha, professora de História Árabe da USP e uma das organizadoras do evento, à repórter Bruna Garcia. O fórum ocorre nos dias 22 e 23.
Saiba ainda que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira fez uma homenagem ao seu ex-presidente Marcelo Sallum, e inaugurou o retrato dele na galeria dos ex-presidentes, na sede da entidade, na capital paulista. “Estamos usufruindo de muito do que o Marcelo fez”, declarou o atual presidente da instituição, Rubens Hannun. “Eu estou muito feliz em ver meu quadro exposto na Câmara Árabe ao lado de outros ex-presidentes, pessoas que eu respeito muito e tenho grande amizade”, agradeceu Sallum.